Consumo adolescente deve movimentar US$ 208,7 bilhões em 2011, diz estudo

SÃO PAULO – Os consumidores de 8 a 18 anos devem movimentar cerca de US$ 208,7 bilhões em 2011, segundo revela o The Future Report Teens, relatório de tendências de consumo dos adolescentes, organizado pelo britânico The Future Laboratory e representado no Brasil pela Voltage.

O estudo, que analisou o comportamento de consumo de jovens dos Estados Unidos, China, Brasil, África do Sul, Índia, Rússia, Escandinávia, Austrália, Nigéria e África Ocidental, mostra que o montante resultará não somente da aquisição de marcas e produtos, mas também do consumo de conceitos e ideias inovadoras.

“Os adolescentes representam um público consumidor extremamente importante, porque, além de impulsionar as vendas hoje, indicam o futuro do varejo de diferentes segmentos, por serem trend-setters e early adopters”, analisa o diretor-geral da Voltage, Paulo Al-Assal.

Teen-friendly

Ainda conforme o relatório, entre as tendências de consumo detectadas entre os jovens, está a oferta teen-friendly, alinhada ao conceito Bogoa, sigla em inglês para “Buy One, Give One Away”, na tradução livre: compre um e dê outro.

Tais ofertas, explica o estudo, consistem na doação automática, pela empresa, de um item igual ao comprado, destinado a uma criança desfavorecida. Essa política tem sido mais valorizada do que a prática do Bogof (buy one, get one free), que consiste em comprar um e levar outro grátis.

A pesquisa aponta ainda que as mídias sociais, blogs e celulares têm se tornado importantes plataformas de expressão para os adolescentes, influenciando, portanto, a maneira de consumir e a concepção do varejo voltado para esse público.