Consumo deve continuar crescendo em 2013
Durante palestra no Café com Lojistas de hoje (13), a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, falou sobre conjuntura econômica e expectativas para o varejo em 2013. Para Patrícia, o consumo…
Durante palestra no Café com Lojistas de hoje (13), a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, falou sobre conjuntura econômica e expectativas para o varejo em 2013. Para Patrícia, o consumo deve continuar crescendo, porém seu aumento deverá se dar pelo crescimento da renda das famílias e não pela incorporação de novos consumidores. Outro fator que deve contribuir para o crescimento é a família brasileira ter iniciado o ano com menos renda comprometida com dívidas do que em 2012. “Menor comprometimento de renda com pagamento de dívidas significa mais renda livre para consumo”, afirma a economista. No entanto, ela alerta sobre a necessidade de o Banco Central controlar a inflação. “Quando ela aumenta, corrói a renda das pessoas e elas consomem menos”, declara.
A volta do crescimento dos juros e a falta de planejamento na hora da tomada de crédito podem ter efeitos sobre a inadimplência. “O próprio consumidor pode ajudar a diminuir as taxas de juros escolhendo créditos que possuam taxas menores. Planejamento é fundamental para conseguir pagar menos juros e permanecer consumindo”, alerta.
Para os lojistas, Patrícia Palermo aconselha investimento em qualificação da mão de obra e valorização dos funcionários qualificados. “O lojista precisa pensar que preservar um trabalhador qualificado é melhor do que buscar um novo, pois, atualmente, não há falta de mão de obra”, afirma. A baixa taxa de desemprego da região metropolitana de Porto Alegre tem colaborado para o aumento da rotatividade nas empresas, com implicações relevantes sobre os custos. “Capacitar as pessoas se reverte em aumento de produtividade. E produtividade maior se transforma em competitividade maior”, completa.
Faça download da apresentação da convidada Patrícia Palermo no link abaixo.