Consumo do calor: Dispara venda de ventilador e ar condicionado

Tem loja que aumentou em mais de 50% a venda de ar condicionado split desde o início do mês, na comparação com o mesmo período do ano passado. Motivos: alta das temperaturas e os saldões pós-Natal. A venda de ventiladores também cresceu. Cerca de 20%. A renda e a condições de parcelamento permitem que a compra de splits cresça com mais intensidade. Segundo o vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o comércio está com um bom estoque, formado ainda na época da mudança na tribução no ano passado, quando as entregas atrasaram.

– As indústria atrasaram entregas até ficar definida a mudança no IPI dos importados. Agora, as lojas estão com bom estoque. Isso permite melhores preços para o cliente e também permite vender mais.

A rede Walmart, dona das lojas Big e Nacional, diz que se antecipou, encomendando 30% mais ventiladores e 60% mais splits. A aposta é em equipamento exclusivo, um ventilador turbo importado por R$ 45. Há ainda um modelo split (quente e frio) com 9 mil BTUs por R$ 1.098. O incremento de vendas deve ser de 20% neste verão.

Instalação

Para instalar, no entanto, tem que pesquisar. Três instaladores de ar condicionado consultados disseram que têm agenda só para daqui a duas semanas.

Preços

De acordo com a pesquisa da FGV, em relação ao ano passado, o ar condicionado subiu menos do que a inflação em Porto Alegre: 4,29%. Mas, nos últimos 30 dias, houve uma elevação de 1,8%.

Água

O consumo de água também disparou e deve crescer mais. A Associação Gaúcha de Supermercados trabalha com um aumento de 30% na venda. Será mais intensa se a estiagem afetar o gosto da água da torneira. Por enquanto, não há aumento de preço nas gôndolas. Houve reajuste sim em algumas distribuidoras.