Consumo do calor: Dispara venda de ventilador e ar condicionado

Tem loja que aumentou em mais de 50% a venda de ar condicionado split desde o início do mês, na comparação com o mesmo período do ano passado. Motivos: alta das temperaturas e os saldões pós-Natal. A…

Tem loja que aumentou em mais de 50% a venda de ar condicionado split desde o início do mês, na comparação com o mesmo período do ano passado. Motivos: alta das temperaturas e os saldões pós-Natal. A venda de ventiladores também cresceu. Cerca de 20%. A renda e a condições de parcelamento permitem que a compra de splits cresça com mais intensidade. Segundo o vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o comércio está com um bom estoque, formado ainda na época da mudança na tribução no ano passado, quando as entregas atrasaram.

– As indústria atrasaram entregas até ficar definida a mudança no IPI dos importados. Agora, as lojas estão com bom estoque. Isso permite melhores preços para o cliente e também permite vender mais.

A rede Walmart, dona das lojas Big e Nacional, diz que se antecipou, encomendando 30% mais ventiladores e 60% mais splits. A aposta é em equipamento exclusivo, um ventilador turbo importado por R$ 45. Há ainda um modelo split (quente e frio) com 9 mil BTUs por R$ 1.098. O incremento de vendas deve ser de 20% neste verão.

Instalação

Para instalar, no entanto, tem que pesquisar. Três instaladores de ar condicionado consultados disseram que têm agenda só para daqui a duas semanas.

Preços

De acordo com a pesquisa da FGV, em relação ao ano passado, o ar condicionado subiu menos do que a inflação em Porto Alegre: 4,29%. Mas, nos últimos 30 dias, houve uma elevação de 1,8%.

Água

O consumo de água também disparou e deve crescer mais. A Associação Gaúcha de Supermercados trabalha com um aumento de 30% na venda. Será mais intensa se a estiagem afetar o gosto da água da torneira. Por enquanto, não há aumento de preço nas gôndolas. Houve reajuste sim em algumas distribuidoras.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais