Consumo e perspectiva profissional mantém otimismo dos gaúchos, divulga Fecomércio-RS

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) apresentou queda de 2,9% em abril em relação ao mês anterior, alcançando 123,7 pontos. Mesmo com a baixa, o resultado ficou em patamar acima do…

A Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) apresentou queda de 2,9% em abril em relação ao mês anterior, alcançando 123,7 pontos. Mesmo com a baixa, o resultado ficou em patamar acima do registrado no mesmo mês de 2011, quando teve 118,2 pontos. O ICF-RS varia de 0 a 200 pontos, sendo 100 pontos a linha de indiferença, considerada a pontuação acima otimista e abaixo pessimista.

Para a Fecomércio-RS, que divulga nesta quarta-feira (02) a pesquisa que é apurada pela CNC, a melhora em relação ao ano anterior reflete, em parte, a perspectiva futura bastante positiva que se desenha para o segundo semestre do ano. Tanto os indicadores de perspectiva profissional quanto de perspectivas para o consumo apontaram nessa direção. Para ver a pesquisa completa, clique aqui, e para acessar a análise econômica detalhada, clique aqui.

Segundo a Fecomércio-RS, os indicadores não apresentaram um movimento homogêneo de expansão ou retração. Porém, alguns tiveram acréscimos significativos, principalmente na comparação com abril do ano passado: perspectiva profissional (14,7%); acesso ao crédito (10,8%) e perspectiva de consumo (23,6%).

Resultados de Abril:

– ICF-RS: 123,7 pontos
– Emprego Atual: 134,0 pontos
– Renda Atual: 123,9 pontos
– Perspectiva Profissional: 125,2 pontos
– Acesso a Crédito: 121,6 pontos
– Nível de Consumo Atual: 85,5 pontos
– Perspectiva de Consumo: 123,6 pontos
– Momento para Duráveis: 152,0 pontos

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo anuncia nova data para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre assina carta buscando alternativas para acesso à capital

    Veja mais