Contratação de temporários: o que perguntar ao candidato?

A entrevista de emprego não é um desafio apenas para o candidato. O responsável pelo recrutamento deve saber o que perguntar e como identificar o colaborador que melhor se encaixe com a equipe. Esse assunto ganha atenção dos lojistas em épocas de aumento do fluxo nos estabelecimentos comerciais, como o Natal, pois precisam é necessário ampliar o número de funcionários para dar conta da demanda.

Além disso, há outras situações em que a busca por candidatos é necessária, como na ausência de uma colaboradora devido a licença-maternidade, o afastamento por doença ou acidente do trabalho. Segundo a Portaria nº 789/2014, o trabalhador pode permanecer por até nove meses para a substituição de pessoal. Sendo assim, a contratação temporária pode vir a se tornar efetiva, o que aumenta ainda mais a importância de escolher bons colaboradores que aumentem o rendimento dos negócios e trabalhem de forma harmoniosa com a sua equipe.

Por isso, como recrutador, é importante ter uma ideia clara do tipo de profissional que se quer contratar. É preciso conhecer os desafios que ele vai encontrar dentro da loja, se vai precisar ser criativo, comunicativo, assim como o tipo de público que ele vai atender, qual o nível de conhecimento técnico necessário para realizar suas atividades, entre outros aspectos. Como contratante, é válido questionar sobre experiências anteriores, preferências e características que você busca acrescentar na equipe. Para facilitar esse processo, a psicóloga responsável pelo programa Geração Varejo do Sindilojas Porto Alegre dá algumas dicas de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista de contratação:

1. Você já trabalhou no comércio varejista?
2. Em que segmento do comércio varejista trabalhou?
3. Quais cargo (s) exerceu? E por quanto tempo?
4. Dos cargos do comércio, qual você melhor se identifica para seguir carreira?
5. Por que buscou colocação nesta área?
6. Que características você acredita possuir que pode favorecer a prática no comércio?
7. Como você organizaria sua rotina no final de semana se trabalhasse nestes dias?

Ainda podem ser criadas situações conforme o cargo a ser ocupado, para identificar a desenvoltura do entrevistado, como por exemplo:

Atendente e vendedor
1. Na sua primeira abordagem com o cliente, se ele responder: “Não, obrigada, estou só olhando?”. O que você faria?
2. Duas amigas entraram em uma loja, porém só uma quer comprar um sapato e a outra está sem paciência querendo ir embora. Diante desta situação, como você convenceria a amiga impaciente a permanecer na loja?

Gerente de Loja
Crie situações para entender se o candidato tem domínio sobre gerenciamento de conflitos, logística, negociação com fornecedor, gestão de equipes, etc.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre