Copa 2014: avança a obra de duplicação da Beira-Rio

Uma das principais intervenções realizadas na Capital, em preparação para sediar a Copa de 2014, a obra do novo trecho da duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio, avança em ritmo acelerado. Entre as avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Ipiranga, está sendo realizado o aterro da pista e do passeio, além da colocação da base de brita graduada.

Já estão concluídos os serviços de terraplenagem, escavações e reforço do subleito com areia. Em quase todo o trecho, a nova rede de drenagem está concluída. Com a conclusão destes serviços, os cerca de 460 metros de extensão da nova pista da via poderão receber a camada final da base de brita, meios-fios e a primeira camada asfáltica, como já ocorreu no trecho da Ipiranga em direção ao estádio Beira-Rio. “Os trabalhos seguem em pleno andamento, dentro do cronograma previsto”, afirma o secretário municipal de Obras e viação, Cássio Trogildo.

A primeira parte da obra de duplicação, com 600 metros de extensão e 9,5 metros de largura, recebeu 600 toneladas de asfalto para uma cobertura com 5 cm de espessura. Na fase de acabamento, outra camada de 5 cm será empregada, totalizando 10 cm de recobrimento asfáltico. No local, onde há bifurcação da via, é realizado o entroncamento para a união da pista antiga com a pista nova.

O projeto – A obra integra o conjunto de projetos da prefeitura visando à mobilidade e modernização de Porto Alegre para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, executada pela Construtora Extremo-Sul Ltda (Coesul), fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras (Smov). As intervenções serão realizadas em quatro trechos distintos. Os dois primeiros, com investimento de R$ 6.971 milhões, compreendem 1,38 quilômetro de extensão. A previsão de conclusão dessa etapa é julho deste ano.

A ordem de início das obras foi assinada em 1º de julho de 2010. A extensão total da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva é de 5,3 quilômetros, com investimento total de R$ 24 milhões. A pista contará ainda com ciclovia paralela ao Guaíba.