Copa 2014: Voluntários da Pátria será duplicada

Dentro de 15 dias inicia a duplicação do primeiro trecho da rua Voluntários da Pátria, entre a rua da Conceição até a rua Ramiro Barcelos. O contrato da obra foi assinado hoje, 25, pelo prefeito José Fortunati e representantes do consórcio C.C. Pavimentadora – PROCON. O ato ocorreu no Salão Nobre, do Paço Municipal.(fotos)

A duplicação do Trecho 1 da Voluntários, de 952,59 metros com investimento de R$ 13.328.206,21, está dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014. O projeto completo prevê a duplicação de 3,5 quilômetros da via, implantação de ciclovia, corredores de ônibus e tratamento paisagístico do canteiro central. O investimento a ser feito em toda a obra de duplicação da Voluntários da Pátria é de R$ 30 milhões (R$ 24 milhões financiados pela CAIXA e R$ 6 milhões de contrapartida municipal).

Durante a assinatura, o prefeito destacou a importância da obra que irá agilizar o tráfego da região, caracterizada por indústrias e comércio. “A Voluntários é uma via estruturante da maior importância para ligar o Centro da cidade ao bairro Humaitá, assim como para a saída de Porto Alegre em direção ao Vale dos Sinos. Com a chegada da grande Rodovia do Parque teremos ali um grande gargalo se não tivesse a duplicação. Com isso daremos melhores condições de mobilidade ao Humaitá”.

Conforme o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o Trecho 1 deve estar concluído dentro de 12 meses. Já o Trecho 2, que é mais complexo, terá o projeto concluído em junho, sendo encaminhado à Caixa Econômica Federal para fins de análise. “É mais um ato a celebrar, isto é fruto de muito trabalho, de projetos que vão deixar um grande legado para a cidade”.

Em relação à desapropriação no local, Schmitt falou que terão alguns empreendimentos comerciais e igrejas que serão remanejados, e que será mantida a fachada de 3 prédios tombados pelo Patrimônio Histórico. “Muitas vezes somos criticados, mas é uma quantidade de obras que há muito não se fazia na cidade e necessita de projetos complexos”, desabafou o secretário de Obras e Viação, Adriano Gularte. Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Zacher, falou da relevância da duplicação na revitalização do 4º distrito da Capital.

O prefeito garantiu que a obra está dentro do prazo estipulado e que estará concluída até 2014. Ressaltou, ainda, três princípios básicos que norteiam as obras para a Copa de 2014 em Porto Alegre: a garantia de que a qualificação aconteça para o desenvolvimento da cidade; o respeito às pessoas e à cidade e, o que considera o mais rigoroso, a transparência em relação aos recursos empregados nas obras. Fortunati afirmou que tomou a decisão de não aderir ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC), aprovada pelo Congresso Nacional, que agilizaria a contratação de obras da Copa optando por seguir a Lei de Licitações, com prazos mais longos, optando por ter mais transparência no processo.

Maior fluidez – com a duplicação da rua Voluntários da Pátria, a qualificação das ruas Álvaro Gaspari e Santo Antônio e a construção do viaduto entre as avenidas Júlio de Castilhos e Castelo Branco, os cruzamentos entre estas vias será destravado e o tráfego local terá maior fluidez.

Já executado: A rua Voluntários da Pátria foi duplicada entre a avenida Sertório e proximidades da Arena do Grêmio que juntamente com as obras da Matriz de Responsabilidades, vai gerar um grande corredor de acesso a capital e também de mobilidade urbana para o bairro Humaitá.

Os órgãos municipais envolvidas na obra – SMGAE, Smov, EPTC, Dmae e DEP entre outros, visam descongestionar as redondezas da Rodoviária. Para isso, a rua Álvaro Gaspari, juntamente com a rua Santo Antônio, se transformará no principal acesso à Rodoviária, formando um binário de entrada e saída, através da rua Voluntários da Pátria.