Corrida na madrugada dá largada ao Dia do Desafio no RS

Ação busca incentivar prática de exercícios físicos dentro e fora do país. Organização aponta 97% das cidades do estado envolvidas nas atividades.

Ação que busca incentivar a prática de exercícios…

Ação que busca incentivar a prática de exercícios físicos, o Dia do Desafio começou ainda na madrugada no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, centenas de pessoas participaram de uma corrida noturna na Usina do Gasômetro para marcar o início das atividades nesta quarta-feira (30). No interior, cidades como Santa Maria, Bagé, Erechim e Pelotas também realizaram rústicas à noite.

“”Nesses últimos meses venho praticando corrida diariamente. Já emagreci 20 quilos e acho que, além de ser um grande desafio, foi uma grande vitória””, disse a sargenta da Brigada Militar Marla de Oliveira, antes de encarar a corrida noturna em Porto Alegre. “”Meu objetivo é a manutenção da saúde e sempre praticar a corrida. Já participamos de várias corridas””, completou a também sargenta Sílvia Edling.

Segundo o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS), que organiza o evento, a adesão gaúcha chegou a um novo recorde: 481 cidades, o que representa 97% do estado. A proposta é que as pessoas abram mão da rotina e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

A ação também ocorre em forma de confronto entre cidades de mesmo porte populacional. Vence o município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes. Cada cidade se responsabiliza pela informação dos resultados. Segundo sorteio realizado no início de maio, Porto Alegre vai enfrentar Garulhos (SP), segundo o Sesc.

Neste ano, o objetivo do estado é superar a marca de 3,7 milhões de atendimentos da edição anterior, em 2011. O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Rio Grande do Sul desde 2006, pela Lei 12.492 de 16 de maio do mesmo ano.