Crédito ao consumidor deverá aumentar no segundo trimestre

Inadimplência deve ser normalizada e bom momento vivido pelo mercado de trabalho também deverá ajudar

As concessões de crédito ao consumidor deverão ter um crescimento mais vigoroso a partir do segundo trimestre deste ano, apontou o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor nesta segunda-feira (07/01).

O indicador, que por sua metodologia consegue antever os movimentos cíclicos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, subiu 0,7% em novembro de 2012.

O que impediu um desempenho mais favorável das concessões de crédito em 2011 e 2012 foi a escalada da inadimplência, de acordo com economistas da Serasa, mas esse quadro deve se alterar à medida que houver a normalização gradativa dessa inadimplência. Os estímulos monetários e fiscais em curso, juntamente com o bom momento vivido pelo mercado de trabalho, também devem ajudar, segundo a Serasa.

O movimento do aumento de concessões de crédito deve se fortalecer no primeiro trimestre de 2013 devido ao acúmulo sazonal de compromissos financeiros nos meses iniciais do ano, como IPVA, IPTU, material e uniformes escolares, pagamentos de compras de final de ano e gastos com férias.