Crescem vendas de TVs de tela fina, câmeras digitais e computadores portáteis

De janeiro a agosto deste ano, os três produtos eletrônicos que mais cresceram no Brasil quando comparado ao mesmo período do ano anterior foram: TVs de tela fina, computadores portáteis e câmeras digitais. A informação é da GfK Retail and Technology, empresa que atua na área de pesquisa de mercado e em estudos no ponto de venda para os segmentos de tecnologia e eletroeletrônicos. O resultado confirmou a previsão realizada pela GfK no ano passado, que refletia a preferência da população pela compra desses itens nos seis meses seguintes.

Neste ano, houve um incremento de 85% na compra de TVs de tela fina (LCD, Plasma e LED) em relação ao mesmo período no ano passado. Esse crescimento já havia sido sinalizado na pesquisa de 2009, quando 16% dos entrevistados demonstraram intenção em adquirir esse produto.

O aumento da procura por computadores portáteis foi igualmente previsto pelos números colhidos pela GfK, quando 16% das pessoas expressaram intenção de adquirir notebook e netbooks num prazo de seis meses. Se comparados aos números identificados entre os meses de janeiro e agosto de 2009, o incremento foi de 57% nas vendas desses aparelhos.

Segundo a análise, as vendas de câmaras digitais saltaram para 51% e, assim como os outros dois artigos, liderava as pretensões de compras com 15% das citações. Foram as câmeras, inclusive, a maior surpresa no volume de compras. De janeiro a agosto de 2009, foram vendidas 1,4 milhão de unidades; no mesmo período de 2010, o número subiu para 2,1 milhões.