Cultura e Mobilidade: projeto Bibliotáxi em Porto Alegre

A Ação começa no dia 24 de setembro e contará com mais de 20.000 livros de categorias variadas disponibilizadas em táxis da região

A Ação começa no dia 24 de setembro e contará com mais de 20.000 livros de categorias variadas disponibilizadas em táxis da região

Será lançado na quinta-feira, dia 24 de setembro, às 11h, o Bibliotáxi Poa, projeto que incentiva a leitura e a troca de conhecimento entre os passageiros de táxi em Porto Alegre. 

A ideia é que o passageiro escolha um exemplar, leve consigo e, após a leitura, coloque o livro novamente em circulação, em sua próxima corrida, nos bolsões customizados do projeto, localizados no encosto do banco dianteiro do passageiro nos veículos. O incentivo é, também, para que os passageiros façam suas doações de livros, ampliando ainda mais a dimensão desta biblioteca colaborativa.

O objetivo principal é fomentar a prática e acesso à leitura, através de doações de livros tanto dos parceiros quanto dos próprios passageiros no interior dos táxis. Serão distribuídas 3.000 sacolas aos táxis de Porto Alegre e região cadastrados no aplicativo da Easy Taxi. Os passageiros encontrarão mais de 20.000 livros em categorias variadas, cedidos pelo Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Secretaria Municipal da Cultura e Easy Taxi. 

“Esta ação permite que a Easy Taxi fomente cultura e mobilidade. É uma grande parceria, em prol de objetivos comuns: difundir o hábito da leitura e promover a educação das pessoas, além de incentivar a prática do compartilhamento entre a população”, afirma Dennis Wang, co-CEO da Easy Taxi. “O Centro Cultural Total encontrou no projeto Bibliotáxi a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da cultura de Porto Alegre. Além disso, fica mais próximo do seu público consumidor de cultura”, comenta Carolina Toledo, gerente de marketing do Shopping Total.

A duração prevista do projeto é de um ano. A ação de lançamento ocorre em parceria do Shopping TOTAL com Easy Táxi, Livraria Cameron, Secretaria Municipal da Cultura e Banco do Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

O Projeto

O projeto Bibliotáxi original é mais antigo do que as parcerias nas quais a Easy Taxi teve participação. Muito é creditado ao jornalista Gilberto Dimenstein, com ações que datam até o ano de 2011. Mais de 24 cidades participam da iniciativa. 

Por, exemplo em Brasília, 60% dos taxistas que são cadastrados no aplicativo já usam a biblioteca à bordo. 

A Easy Taxi

Um dos maiores aplicativos de chamada de táxi da América Latina. Nascida em junho de 2011 no Brasil, expandiu seus negócios e atua em 30 países, 420 cidades – sendo 350 no Brasil – e conta com mais de 1300 funcionários. Disponível gratuitamente para Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone, o aplicativo conta com mais de 18 milhões de usuários e 400 mil taxistas cadastrados no mundo. 

Serviço

Lançamento projeto Bibliotáxi Poa

Data: 24 de setembro
Horário: 11h
Local: Em frente à livraria Cameron do Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545)

Fonte: Shopping Total

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais