Custo de ligação deve cair na Região Metropolitana

Decisão aprovada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) converte ligação de longa distância (DDD) em ligação local para cerca de 560 municípios brasileiros, o que reduzirá o valor da conta de telefone para os usuários que vivem nessas áreas. No Rio Grande do Sul, o benefício abrange 31 municípios na região metropolitana de Porto Alegre.

A proposta faz parte do novo regulamento sobre áreas locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado. O regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios de uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD).

Com a mudança, uma ligação de Porto Alegre para Santo Antônio de Patrulha, por exemplo, passará a ter o valor de uma chamada local. Também não será mais necessário discar o código de área – 51, no caso – em chamadas para municípios dentro dessas regiões (confira lista acima).

Conforme a Anatel, a medida precisa de prazo de adequação de até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento. As novas regras contemplam 39 regiões metropolitanas, abrangendo cerca de 68 milhões de consumidores.

Custo local

Os municípios beneficiados pela medida da Anatel na região metropolitana de Porto Alegre:

– Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Charqueadas, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão.