Custo mais baixo da folha gera confiança

Uma das primeiras medidas de simplificação tributária que a presidente Dilma Rousseff deve encaminhar ao Congresso, a redução da contribuição das empresas ao INSS é aprovada por empresários e…

Uma das primeiras medidas de simplificação tributária que a presidente Dilma Rousseff deve encaminhar ao Congresso, a redução da contribuição das empresas ao INSS é aprovada por empresários e especialistas em Previdência. A medida só é vista com reservas se reduzir a receita previdenciária, o que provocaria a necessidade de compensações.

Embora o projeto ainda não esteja fechado, alguns detalhes estão alinhavados. A redução do desconto patronal para a Previdência começaria com corte de dois pontos percentuais, de 20% para 18%, com reduções semelhantes em anos sucessivos até o limite de 14%. Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência da Fiergs, César Codorniz lembra que o alívio no peso da folha de pagamento é prometido desde 2007: – Uma redução de dois pontos percentuais em uma contribuição de 20% representa redução de 10%, o que é expressivo.

Segundo Kaizô Beltrão, especialista em Previdência, a expectativa do governo é de que a redução do custo da contratação de trabalhadores formais compense a perda pelo aumento do volume. Ou seja, um percentual menor, aplicado sobre um universo maior, resultaria em equilíbrio das contas.

Mas Kaizô pondera que, em médio e longo prazos, mais trabalhadores com carteira assinada significam crescimento no número de benefícios pagos pela Previdência. O especialista vê necessidade de uma reforma, com definição de idade mínima para aposentadoria ou desvinculação dos benefícios do salário mínimo.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais