Davi em terra de gigantes

É constante a reflexão a respeito do importante papel que os micro e pequenos empresários ocupam na geração de riquezas e empregos em nosso país. A data me faz refletir sobre o importante papel que estes empreendedores ocupam na geração de riquezas e empregos em nosso país. São verdadeiros heróis. Empresários que bravamente vislumbram oportunidades de negócio e fazem a economia brasileira girar. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) demonstram claramente: hoje, as MPEs são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto no Brasil, além de gerarem, só no comércio, 53,4% do PIB.

No caso da Capital, mais de 70% das lojas representadas pelo Sindilojas Porto Alegre estão enquadradas como MPE, optantes pelo Simples Nacional. Mesmo com esse expressivo papel, os empresários ainda trabalham para superar os desafios que inibem o empreendedorismo, especialmente, no comércio. Não tenho dúvidas de que a insegurança pública, a falta de mão-de-obra qualificada, a elevada carga tributária e o fisco são os principais gargalos enfrentados pelos lojistas.

Por outro lado, a força empreendedora das MPE é, sem dúvida, uma das principais fontes de emprego no Brasil. O crescimento dos pequenos negócios é pujante e dinâmico e, com ele, novos trabalhadores ingressam no mercado, se capacitam e se profissionalizam.

É nesse contexto de apoio ao lojista que o Sindilojas Porto Alegre trabalha, tendo a missão de defender os interesses de toda a categoria, unindo-a e gerando possibilidades de crescimento para todos os empresários do comércio, independente do porte da loja. Afinal, é a união da categoria que nos dará força para buscar melhores condições de trabalho para que nossas empresas continuem gerando emprego e movimentando a economia.

Paulo Kruse – Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas)