De Nova Iorque para o mundo: convenção mundial do varejo expõe tendências

As primeiras impressões da Missão Empresarial gaúcha dão conta de experiências bem sucedidas em redução de mix de produtos

As percepções iniciais dos empresários gaúchos que compõem a comitiva organizada pelo SEBRAE/RS em parceria com a FCDL/RS e o Sindilojas Porto Alegre à 105ª Convenção Mundial do Varejo, organizada pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos (NRF), já são provocativas aos pequenos negócios. As primeiras palestras com grandes pesquisadores em comércio e serviços apontaram para uma maior especialização das micro e pequenas empresas. A missão gaúcha nos Estados Unidos acontece até o dia 22 de janeiro e o SEBRAE/RS coordena a agenda de visitações técnicas, aprendizado e interesses para os empreendedores do Estado.

De acordo com o gestor de projetos do SEBRAE/RS Fabiano Bassani Zortéa a ideia de especializar as vendas nas pequenas empresas parte da observação sobre o consumidor do entorno do negócio. “Ao reduzir ao máximo a variedade de mercadoria disponível, porém mantendo um mesmo segmento, a loja torna-se relevante para o perfil escolhido de compradores”, explica, citando que os palestrantes mencionaram a frase “reduzir para crescer” como uma diretriz aos proprietários dos pequenos varejos. “O mesmo pensamento vale para os prestadores de serviços”, completa ele.

A Convenção da NRF ocorre em Nova Iorque anualmente e está na sua 105ª edição. A temática de 2016 está fortemente ligada ao tema hospitalidade. “Quase que a totalidade da amostra de estudos e palestras que temos ao longo do evento trata de como os empresários do comércio e serviços devem se apropriar do conhecimento adquirido pelas redes hoteleiras no sentido de agradar seus clientes”, antecipa Zortéa. Já no primeiro dia, muito se falou sobre a importância de manter os negócios sob os olhares nas questões de higiene, sonorização, climatização, aromatização e conforto para os consumidores. “Vimos alguns empresários representantes de lojas altamente bem sucedidas em Nova Iorque, explicando as boas experiências que proporcionam para os compradores dentro de seus estabelecimentos”, resume o gestor do SEBRAE/RS.

Redes sociais não são diferenciais, são parte do negócio

Com mais de 30 mil visitantes cadastrados, a NRF 2016 também destacou, já no início, a participação das redes sociais nas estratégias de relacionamento entre varejo e consumidor. “Pesquisadores concordam que o uso das redes sociais e a conectividade que a tecnologia da informação oferece é algo irreversível. Manter uma rede ativa em nome do negócio faz parte do negócio”, conta Zortéa. A orientação é que cada empreendimento descubra qual a melhor rede para se adaptar, pois há algumas mais focadas em mensagens, outras em fotos, outras em textos, etc. “É melhor ter apenas uma das redes bem administrada, atualizada e interativa do que ter todas mal gerenciadas”, recomenda.

O grupo de empresários gaúchos chegou a Nova Iorque no dia 16 e retorna para o Rio Grande do Sul no dia 22 de janeiro. Há varejistas, incluindo prestadores de serviços, como arquitetos, e a maioria busca de informações e vivências sobre diversos temas como, merchandising, design de lojas, marketing, comércio eletrônico, atendimento, gestão financeira, recursos humanos, tecnologia da informação e outros. Na agenda da semana, o SEBRAE/RS fará visitas técnicas guiadas a alguns dos principais mercados e a lojas de grandes marcas e redes norte-americanas e até europeias instaladas na cidade.

Café com Lojistas

No sábado (16), o grupo gaúcho em Nova Iorque participou de edição especial do Café com Lojistas. Tradicionalmente realizado pelo Sindilojas em Porto Alegre, o evento aconteceu nos Estados Unidos de forma inédita e foi transmitido pela internet através do aplicativo Periscope.Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Fonte: Sebrae-RS.

Veja também

    Noticias

    Websérie Reconstruindo Juntos

    Veja mais
    Noticias

    Despertando Futuros Empreendedores: a Iniciativa do Sindilojas Porto Alegre para C...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Volta por cima: veja quem encarou um dos momentos mais difíceis do varejo gaúcho

    Veja mais