De olho na Black Friday: veja 6 dicas de marketing digital

Alinhamento entre as estratégias do negócio com o marketing está na lista de dicas criada pela consultoria Labelium.

Com a proximidade da Black Friday, as marcas devem ter suas estratégias de e-commerces e marketplace traçadas para captar o máximo de atenção dos consumidores e aumentar o lucro. Grande aliado das marcas nesse contexto, o marketing digital é uma ferramenta poderosa de atração de público-alvo.

A Labelium, empresa que desenvolve soluções para a otimização de performance digital para companhias de luxo, moda, beleza e turismo, propõem 6 dicas para potencializar as estratégias de marketing neste período:

1. Conheça seu público-alvo

Antes de traçar estratégias e objetivos, é essencial que haja um claro conhecimento de quem se deseja atingir. Essa compreensão não é somente quantitativa, é preciso ter um olhar qualitativo sobre a audiência e aplicar esse conhecimento nas milhares de possibilidades de segmentação que o digital oferece.

2. Alinhamento de estratégias de negócios e marketing

“Investir na Black Friday só porque seu concorrente está fazendo não é o melhor caminho. (Pense se) faz sentido apostar em uma data de varejo agressiva para o seu negócio. Você é uma indústria? Um marketplace? Um varejo? Nem sempre uma data de vendas agressiva como a Black Friday vale para todo negócio”, analisa Gustavo Franco, Country Manager da Labelium.

3. Alinhamento de estratégias de branding com performance

“Após a disputa do branding ou performance, a discussão é acirrada dentro dos times de marketing quanto ao destino dos investimentos: devo colocar mais investimento em branding ou em performance? A verdade é que o balanceamento de ambos é o que torna um negócio saudável”, pontua Franco.

Quando os investimentos em performance param de escalar, possivelmente há outras variáveis envolvidas: de mercado ou, em grande parte, de marca.

A disponibilidade mental do consumidor está sendo disputada cada vez mais pelas marcas e, por isso, é crucial que a marca esteja presente nessa equação: um consumidor que conhece uma marca tem até 70% de chance a mais de comprar do que o que não conhece. O problema é que como os investimentos em branding são difíceis de mensurar, eles são questionados, o que acaba fazendo as empresas adotarem estratégias de curto prazo, a exemplo de datas como a Black Friday.

4. Seleção de canais

Relacionado ao alinhamento de estratégias de marketing e negócios, também é importante definir, de maneira clara, quais canais de marketing digital serão utilizados em cada oportunidade e, consequentemente, qual será o público impactado.

A especialização nos canais é chave, e com uma jornada de compra cada vez mais fragmentada, irão surgir profissionais altamente especializados nas competências de search, social, vídeo, programática, etc.

A velocidade com que cada plataforma evolui e disponibiliza novas funcionalidades de mídia é grande demais para um profissional somente gerenciar e acompanhar: é aí que uma consultoria faz toda a diferença. “Por exemplo, uma campanha no Instagram possui canalidade, linguagem e objetivos diferentes de uma no TikTok e por aí em diante – não são só variáveis técnicas, mas também comportamentais.”, opina Franco.

5. Acompanhamento de tendências e redes sociais

Nesse sentido, é importante pesquisar o que foi feito na data anterior e deu certo, mas também adequar-se aos conteúdos atuais de tendências nas redes sociais e canais para que os materiais também não fiquem obsoletos e somente relacionados ao que já obteve resultados positivos anteriormente.

Um recente estudo da Labelium sobre o desempenho das redes sociais na América Latina apontou que o Facebook continua sendo a plataforma líder, por enquanto. Em 2023, a base de usuários na América Latina será 1,4 vezes maior que a do Instagram e mais que o dobro da do TikTok. Porém, a estimativa é que o Instagram ultrapassará o Facebook no Brasil, seu maior mercado na América Latina, em 2025.

6. Avaliação de dados de engajamento da marca

Também é essencial avaliar dados já existentes da empresa como preço dos produtos que serão inseridos na Black Friday para entender quais descontos serão oferecidos. Mas, não somente, deve-se levar em consideração o estado atual da marca e principalmente utilizar dados comparativos de meses ou anos anteriores para medir o sucesso do produto e a atratividade das mensagens. Também é importante documentar os dados atuais para que estes sirvam de insumo para análises futuras.

Por fim, a comunicação envolve emissor e receptor, então, a cada ação feita, é essencial ouvir os feedbacks, uma vez que é possível que a marca não acerte de primeira e, nesse sentido, escutar é fundamental para evoluir e atingir o propósito desejado ainda na Black Friday ou em campanhas futuras.

Fonte: Labelium Consultoria