Desemprego atinge a menor taxa em novembro desde 2002

NO COMPATIVO DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA, É A SEGUNDA MENOR TAXA

Para o desemprego, esse mês de novembro teve a menor taxa (4,9%) desde 2002, quando considerado apenas o mês de novembro, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No compativo de toda a série histórica, é a segunda menor taxa – a menor foi de 4,7% em dezembro de 2011.

A população desocupada, de 1,2 milhão de pessoas, caiu 0,8% ante outubro, com menos 106 mil pessoas procurando trabalho e ficou estável frente a novembro do ano passado.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,4 milhões) não registrou variação na comparação com outubro. Na comparação anual, houve uma elevação de 2,5%, representando um adicional de 278 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Além de ter mais emprego, o brasileiro também está ganhando mais. O rendimento médio real habitual dos ocupados, de R$ 1.809,60 é o valor mais alto da série iniciada em março de 2002, com uma alta de 0,8% na comparação mensal e de 5,3% frente a novembro do ano passado.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Nível de ocupação
O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em novembro de 2012 em 55,3% para o total das seis regiões, ficando estável frente a outubro e maior 1,0 ponto percentual na comparação com novembro de 2011.

A análise da ocupação segundo os grupamentos de atividade registrou um quadro de estabilidade em todos os grupamentos. Em relação a novembro de 2011, três grupamentos tiveram elevação: Construção (6,4%), Educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (5,3%) e Outros serviços – alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais (3,7%).

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais