Desemprego atinge a menor taxa em novembro desde 2002

NO COMPATIVO DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA, É A SEGUNDA MENOR TAXA

Para o desemprego, esse mês de novembro teve a menor taxa (4,9%) desde 2002, quando considerado apenas o mês de novembro, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No compativo de toda a série histórica, é a segunda menor taxa – a menor foi de 4,7% em dezembro de 2011.

A população desocupada, de 1,2 milhão de pessoas, caiu 0,8% ante outubro, com menos 106 mil pessoas procurando trabalho e ficou estável frente a novembro do ano passado.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,4 milhões) não registrou variação na comparação com outubro. Na comparação anual, houve uma elevação de 2,5%, representando um adicional de 278 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Além de ter mais emprego, o brasileiro também está ganhando mais. O rendimento médio real habitual dos ocupados, de R$ 1.809,60 é o valor mais alto da série iniciada em março de 2002, com uma alta de 0,8% na comparação mensal e de 5,3% frente a novembro do ano passado.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Nível de ocupação
O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em novembro de 2012 em 55,3% para o total das seis regiões, ficando estável frente a outubro e maior 1,0 ponto percentual na comparação com novembro de 2011.

A análise da ocupação segundo os grupamentos de atividade registrou um quadro de estabilidade em todos os grupamentos. Em relação a novembro de 2011, três grupamentos tiveram elevação: Construção (6,4%), Educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (5,3%) e Outros serviços – alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais (3,7%).