Desemprego em Porto Alegre atinge 5,2% em março, diz IBGE

Resultado significa alta em relação a fevereiro e estabilidade na comparação com 2011

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre atingiu 5,2% em março de 2012, de acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado significa uma alta de 1,1 ponto percentual em relação a fevereiro e de 0,2 ponto percentual na comparação com março do ano passado, quando atingiu o menor nível para o período (5,0%).

Em março de 2012, havia 3,479 milhão de pessoas em idade ativa (PIA) na Região Metropolitana de Porto Alegre, o que representou estabilidade no mês e crescimento de 1,4% no ano. Desse total, 55,0% encontravam-se ocupadas (nível de ocupação), 3,0%, desocupadas e 42,0%, não economicamente ativas. Em março, existiam 105 mil pessoas desocupadas, o que significou uma alta de 24 mil em relação ao mês anterior.

A população ocupada (PO), de cerca de 1,912 milhão de pessoas, apresentou estabilidade no mês e frente a março de 2011. A população desocupada (PD), com aproximadamente 105 mil pessoas, aumentou 29,6% no mês e não variou na comparação anual.

Em relação a março de 2011, todos os grupamentos de atividades registraram estabilidade, inclusive a Indústria, que responde por 20,6% da ocupação na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O rendimento médio real da população ocupada na Região Metropolitana de Porto Alegre, estimado em R$ 1.613,30, em março de 2012, apresentou aumento de 2,2% em relação a fevereiro de 2012 e de 1,7 % em relação março de 2011.