Desemprego em Porto Alegre registra nova queda em agosto e atinge menor nível desde fevereiro

Percentual chegou a 6,2% da População Economicamente Ativa no mês

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre registrou nova queda em agosto, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). O índice chegou a 6,2% da População Economicamente Ativa na região, contra os 6,5% constatados em julho. O índice é o menor desde fevereiro. O número de desempregados em setembro foi estimado em 117 mil pessoas, 5 mil a menos que em agosto.

Em setembro, o nível ocupacional na RMPA apresentou aumento de 0,7%, interrompendo o movimento de queda iniciado em junho. O total de ocupados foi estimado em 1.771 mil indivíduos, 13 mil pessoas a mais do que no mês anterior. Com referência aos principais setores de atividade econômica analisados, a pesquisa da FEE constatou aumento nas oportunidades na indústria de transformação (5,4%), com mais 16 mil ocupados, e no setor de serviços (0,4%), com mais 4 mil ocupados. Houve redução no emprego na construção (-5,8%), com menos 7 mil pessoas.

Ano

Entre setembro de 2012 e setembro de 2013, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre caiu de 6,9% para 6,2% da População Economicamente Ativa. No ano, o número de desempregados apresentou diminuição de 14 mil pessoas.

Renda média

Em agosto, o rendimento médio real do total de trabalhadores ocupados caiu 0,3%, chegando a R$ 1.715. A renda dos trabalhadores assalariados teve aumento de 0,4%, com R$ 1.685, e a dos trabalhadores autônomos apresentou redução de 2,8%, atingindo R$ 1.561.