Desemprego na Região Metropolitana da Capital foi de 7,0% em novembro

Segundo o levantamento, 144 mil pessoas estavam sem emprego no período

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre se manteve praticamente estável em novembro, segundo dados divulgados hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo o levantamento, a taxa caiu de 7,1% da População Economicamente Ativa (PEA), em outubro, para 7,0% em novembro. O contingente de desempregados em novembro foi estimado em 144 mil pessoas, 3 mil a menos do que no mês anterior.

Conforme a posição na ocupação, houve redução de 1,6% no emprego assalariado, com a diminuição de 22 mil postos de trabalho. A queda deveu-se ao comportamento do setor privado, que se reduziu em 2,1%, uma vez que o setor público registrou aumento de 1,3%, interrompendo trajetória negativa que vinha se verificando desde junho deste ano.

No âmbito do setor privado, o emprego com carteira assinada apresentou redução de 2,9%, com a perda de 29 mil postos de trabalho, e o sem carteira mostrou crescimento de 3,3%, aumentando em 5 mil indivíduos empregados. O emprego doméstico registrou variação negativa de 0,9%, com a diminuição de 1 mil postos de trabalho.

Em outubro de 2011, em relação a setembro do mesmo ano, o rendimento médio real registrou variação negativa para os ocupados (-0,8%) e relativa estabilidade para os assalariados (-0,3%). Em termos monetários, esses rendimentos passaram a corresponder a R$ 1.439 e a R$ 1.425, respectivamente.