Dez dicas para ser um empreendedor de sucesso

Para conseguir ter sucesso na vida empreendedora, é necessário abrir mão de muitas coisas de que você gosta. Isso você já sabe. Sabe também que é essencial estar aberto para novidades, correr riscos, tentar inovar sempre, enfrentar crises financeiras e a concorrência, marcar presença em redes sociais, investir em um bom atendimento, trabalhar muito e mais uma lista sem fim de aspectos importantes. É muita coisa quando se compara essa vida com a de empregado. Na verdade, tem horas que você sente que não aguenta mais ter que saber e aprender tantas coisas. Mas acredite: nunca é demais aprender. Por isso, confira as dez dicas de um empreendedor de sucesso, Kevin Rose, fundador do Digg, site norte-americano que reune links indicados e recomendados pelos próprios internautas, publicadas pelo Empreendedor Online.

Apenas construa

Não se prenda à opinião dos outros. Desenvolva a sua ideia da melhor forma que você puder. Não fique esperando elogios.

Faça iterações

Crie uma lista das características que você deseja que sua empresa tenha durante os próximos seis meses. Depois disso, lance as ideias e repita sempre que possível. É bom ter muito clara na sua cabeça a imagem que você quer passar para os outros.

Contrate seu chefe

Contrate para fazer parte da sua equipe pessoas com quem você gostaria de trabalhar. É bom ter colaboradores que desafiem você e o façam aprender com elas e com as situações.

Exija excelência

Para conseguir obter sucesso é necessário que a equipe toda esteja comprometida com a qualidade. Por isso, além de se manter envolvido no processo de contratação, seja claro ao passar os valores e a visão da sua empresa.

Faça dinheiro

A primeira e melhor forma de economizar os gastos é cortar as despesas supérfluas. Nunca se descuide do capital de giro e principalmente do fluxo de caixa.

Busque a imprensa

Mostre ao mundo que você existe. Procure nas redes sociais contatos e invista em um assessor de imprensa.

Invista em conselheiros

Procure pessoas mais experientes para buscar sugestões. Conte seus problemas e planos apenas para aqueles em que você confia.

Mantenha contato com a comunidade

Tenha a mente aberta para as sugestões e opiniões dos seus contatos e/ou clientes. Dê feedback a todos seja online ou offline.

Aproveite sua base de usuários para avançar o serviço

Use e abuse das redes sociais. Atividades no status do Twitter e as notificações do mural do Facebook são ótimos exemplos de como você pode ser visto por milhares de pessoas.

Analise seu tráfego

Preste atenção em como as pessoas usam seu site e como acham sua empresa em motores de busca. Use o Google Analytics para controlar as suas fontes de tráfego e as páginas de saída.