Dia das Crianças deve movimentar comércio da Capital

Pesquisa da CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre traça

o perfil dos gauchinhos e as escolhas de seus pais

 

O Dia das Crianças está se aproximando e, com isso, vem a confirmação do que poderíamos imaginar: nossos pequenos vão ganhar brinquedos! As bonecas e os carrinhos continuam liderando a preferência de pais, tios e avôs na hora de escolher os presentes dos gauchinhos. Aliás, essa é uma das constatações que a pesquisa – encomendada pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre – acaba de revelar. A coleta de dados foi realizada com 400 porto-alegrenses, no período de 21 a 24 de agosto deste ano.

A expectativa do setor é de que as vendas para o Dia das Crianças obtenham um acréscimo de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e que o comércio movimento R$ 62,35 milhões. O levantamento feito para 2014 demonstra que os consumidores comprarão, em média, três presentes para cada criança, ficando o ticket médio em R$ 75,91, por unidade.

Conforme o presidente da CDL POA, Gustavo Schifino, a pesquisa revelou um dado muito curioso: o quanto os filhos influenciam nas compras. Sejam relacionadas à alimentação (48,8%), eletro/eletrônicos (26,3%) e até de móveis (20,8%). “De forma geral, em 64,1% dos casos, as crianças participam das escolhas de compra de algum produto em casa”, ressaltou.

 Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o atendimento pode ser um diferencial na hora de realizar as vendas, principalmente para essa ocasião. “O atendimento especializado e a demonstração de brinquedos são considerados fatores importantes para mais de 25% dos consumidores entrevistados então é um aspecto para o qual o lojista deve estar atento”, completa.

Presentes e presenteados

Como adiantamos, os brinquedos aparecem em primeiro lugar na preferência de 60,5% dos entrevistados. Já as roupas são a segunda opção (48,3%) e, os calçados, a terceira (18,8%). A pesquisa, realizada pela CDL POA e Sindilojas Porto Alegre, aponta que 54% dos consumidores pretendem dar presentes a seus filhos e/ou enteados no Dia das Crianças. Os afilhados e sobrinhos também estão no topo da lista dos que serão presenteados, com 27,3% e 26,5% das respostas, respectivamente.

Sem dívidas

O pagamento à vista é a preferência de 67,5% dos entrevistados. E a maioria dos adultos (88,5%) prefere não levar as crianças na hora de escolher os presentes. Somente 11,5% pretende ir acompanhada. De acordo com os dados, 62,8% pretende comprar na loja de rua. Outros 29% dos entrevistados irá aos shoppings. Ainda, segundo o levantamento, 15% devem optar pelo comércio informal e 4% farão compras pela internet.

Compra na véspera

A proximidade com a data é o fator que mais motiva o consumidor a comprar presentes para o Dia das Crianças. Um total de 76% das respostas confirma este quesito, enquanto que outros 11% das pessoas disseram que se motivam quando alguém lembra ou cobra a compra de presentes. Apenas 8,3% dos entrevistados comentaram que se motivam quando veem propagandas, seja no jornal, TV, rádio ou internet. E a maioria das respostas (62,3%) indica que comprarão os presentes na semana anterior ou na véspera do Dia das Crianças.

O que mais importa?

As promoções são o que mais importam na decisão de compra, pois um total de 85, 8% dos entrevistados consideram os preços mais acessíveis na hora da escolha. O bom atendimento fica em segundo lugar, mas não tão em baixa, somando 73, 5%. Já as condições de pagamento ficaram como o terceiro item (30%) de maior relevância para os consumidores.

Aparelhados

Na pesquisa, também chamou a atenção que 75,4% dos filhos dos entrevistados, com mais de dois anos de idade, possuem TV no quarto. Outros 61,8% têm celular, 51,2% DVD no dormitório, 49,8% computador e 43,7%, videogame. Números que talvez possam explicar uma outra tendência apontada pela pesquisa: um total de 41,6% não praticam esportes e apenas 38,6% brincam.

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