Dia das Crianças movimentou mais de R$ 59 milhões no varejo da Capital

As vendas para o Dia das Crianças em Porto Alegre registraram queda de 5% em relação ao ano de 2014. É o que indica a pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. A data movimentou R$ 59,13 milhões no comércio da Capital, enquanto que em 2014 o incremento no varejo foi de R$ 62,24 milhões. O ticket médio dos presentes para a data foi de R$ 190,00.

Segundo análise do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o valor, embora maior do que esperado, é um reflexo do cenário de instabilidade econômica que o País vive. "O gasto por presente até aumentou, mas o número de clientes comprando diminuiu. Isso, sem dúvida, é uma consequência do aumento da retração econômica e, principalmente, da desconfiança do consumidor", afirma Kruse.

Na avaliação de Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre, o tempo ruim no domingo potencializou as compras de última hora. "Com a chuva, os shoppings acabaram sendo um refúgio de lazer, o que incentiva o consumo de impulso", destaca Schifino.

Além disso, confirmando a expectativa dos lojistas a semana que antecedeu o Dia das Crianças registrou o maior movimento de clientes a procura dos presentes. Especialmente, no sábado, que tradicionalmente já é um dia bom de venda para todo o comércio varejista.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre