Dia das Mães mantém comércio aquecido para mais de 74% dos lojistas de POA
Mesmo em cenário econômico adverso, data segue como uma das mais fortes para o varejo
Presentear as mães continua sendo um gesto inegociável, mesmo diante do contexto econômico adverso. Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre também demonstra a adaptação do varejo para manter o desempenho na data. Dos lojistas entrevistados, 25,5% registraram aumento nas vendas em comparação com 2025, enquanto 48,8% afirmaram que as vendas se mantiveram estáveis. Outros 21,1% apontaram queda no período.
Entre os estabelecimentos que cresceram, o avanço foi expressivo: 60,8% tiveram aumento entre 10% e 24% nas vendas. Promoções e descontos foram os principais fatores apontados para o desempenho positivo, citados por 73,9% e 60,9% dos lojistas, respectivamente.
Por outro lado, os lojistas que registraram retração atribuíram o resultado principalmente à crise financeira e ao endividamento dos consumidores, ambos mencionados por 26,3% dos entrevistados. Juros altos, desemprego e impostos também apareceram entre os fatores que impactaram negativamente as vendas.
“O Dia das Mães segue sendo uma das datas mais importantes para o varejo, mas os resultados deste ano mostram um consumidor mais cauteloso e atento ao preço. O lojista precisou ser mais estratégico, investir em promoções, descontos e canais digitais para manter a competitividade. Ao mesmo tempo, percebemos que o apelo afetivo da data continua forte. Mesmo em um cenário de juros elevados e alto endividamento das famílias, o consumidor buscou manter a tradição de presentear, ainda que com compras mais planejadas e parceladas”, analisa o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva.
Promoções e redes sociais em alta
O levantamento também mostra que o varejo precisou intensificar estratégias comerciais para atrair o consumidor. O número de lojistas que apostaram em promoções saltou de 29% em 2025 para 76,6% neste ano. Já os descontos passaram de 11% para 48,8%. Em paralelo, ações nas redes sociais cresceram de 10% para 23,3%, indicando maior uso de ferramentas digitais como Instagram e WhatsApp para impulsionar as vendas.
Outro dado relevante da pesquisa é a mudança no comportamento de compra. O ticket médio apontado pelos lojistas ficou em R$ 304,55, abaixo dos R$ 330 registrados em 2025. Ainda assim, o consumidor demonstrou disposição para manter as compras na data, priorizando alternativas de pagamento parcelado. O cartão de crédito parcelado segue como principal modalidade, com 64,4% das vendas, mas o Pix parcelado ganhou espaço e passou de 1% em 2025 para 7,7% neste ano.
A pesquisa também identificou que o maior movimento nas lojas ocorreu na semana do Dia das Mães (47,7%) e na véspera da data (44,4%). Além disso, 45,5% dos lojistas afirmaram vender tanto na loja física quanto no ambiente digital.
Entre os segmentos consultados, os itens mais vendidos foram pijamas, blusas e sandálias no vestuário; tênis e bolsas no setor de calçados; perfumes, cremes e maquiagens no segmento de cosméticos; além de flores, acessórios e eletroportáteis.