Dia do Comércio relembra importância do setor

Desde 1953, os lojistas têm um motivo especial para comemorar o dia 16 de julho. Nesta data, o Brasil celebra o Dia do Comércio, instituído em homenagem ao aniversário de Visconde do Cairu, político e advogado reconhecido como um dos maiores incentivadores da abertura dos portos brasileiros ao comércio. Foi o Visconde que mostrou para Dom João VI as vantagens que o Brasil teria se autorizasse as trocas comerciais com outros países. Afinal, nenhuma nação produz todos os produtos e riquezas de que precisa. Tanto é assim que o mercado estabeleceu os processos para importações e exportações, procurando prover os consumidores dos mais diversos bens.

O comércio também é um setor de grande importância para o desenvolvimento econômico e social das cidades. É por isso que o Sindilojas Porto Alegre, como representante legal dos lojistas da Capital e Alvorada, atua há 74 anos para promover o reconhecimento do setor junto à comunidade. Através da profissionalização da gestão, o Sindicato trabalha cada vez mais para ser uma referência nacional entre as entidades de classe. Hoje, em Porto Alegre e Alvorada, aproximadamente 18 mil lojistas celebram a data.

Este ano, para marcar o aniversário de 75 anos, a Entidade prepara uma surpresa especial aos lojistas. O Sindilojas Porto Alegre irá lançar um livro que conta a história da Capital sob a ótica do comércio, mostrando como no passado e no presente o comércio varejista influencia a vida das pessoas. O jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, realiza uma extensa pesquisa para contar em detalhes essa história que, em Porto Alegre, começou no Tratado de Tordesilhas, em 1494.