Dia do Consumidor: como maximizar os resultados da sua loja
Para Claudio D’Avila, consultor do Sindilojas Porto Alegre, essa pode ser mais uma oportunidade de vendas para os lojistas da Capital e Alvorada.
O Dia do Consumidor está chegando e é mais uma oportunidade para aquecer o comércio. Segundo uma pesquisa da Google, a data será considerada em breve a Black Friday do primeiro trimestre. O estudo ainda revelou que entre os entrevistados que pretendem consumir, 32% farão isso online e 31% buscarão itens em lojas físicas. Para Claudio D’Avila, consultor do Sindilojas Porto Alegre, essa pode ser mais uma oportunidade de vendas para os lojistas da Capital e Alvorada, mas é preciso estar atendendo às tendências para atrair os consumidores para dentro do estabelecimento.
A expectativa é positiva para o comércio, mas Claudio lembra que ações deste tipo devem ser realizadas não só em datas importantes, pensando na fidelização ao cliente. A coerência nas ofertas de produtos e a preparação dos estabelecimentos precisam ser rotina. Para quem não quer perder mais uma data comemorativa e precisa de inspiração para inovar, o especialista preparou 7 dicas para colocar em prática antes do Dia do Consumidor. Confira:
- Monte a melhor e mais atrativa vitrine com produtos perfeitamente ambientados;
- Faça com que a vitrine proponha claramente a venda de produtos complementares – itens de época, de interesse (margem ou conceito) ou lançamentos;
- Valorize a exposição de seus produtos – muitas vezes menos é mais, a organização é fundamental, respeitando a proposta de valor da sua loja;
- Defina a campanha previamente. Treine sua equipe de vendedores, use técnicas de argumentação, promova premiações e cotas, privilegiando sempre a venda adicional;
- Use um material de ponto de venda que tenha relação com a data. É necessário pensar o material de visual merchandising de forma vendedora;
- Facilite a circulação e a disposição dos produtos para o cliente. A circulação dentro da loja deve ser racionalizada pensando a oferta dos produtos de maior para menor valor agregado (gestão de categoria de produto);
- Pense no modelo de autosserviço mesmo que a sua loja trabalhe no modelo de venda assistida, isto facilitará que seu cliente se sinta confortável e atendido.
Consultoria de Mercado
Empresas associadas ao Sindilojas Porto Alegre também têm direito a consultas gratuitas com o especialista em mercado Claudio D'Avila. Para informações sobre horários e agendamentos, entre em contato pelo telefone (51) 3025-8300.