Dia do Desafio 2012 é lançado oficialmente no RS

Foi dada a largada para o Dia do Desafio 2012. Na manhã de terça-feira, 15 de maio, aconteceu o lançamento do DDD no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Café do Sesc Centro, em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, de prefeituras gaúchas, convidados e imprensa, além de dois esportistas: a jogadora de basquete Janeth Arcain e o médico maratonista Orestes Stephanou.

Os atletas falaram sobre suas trajetórias e incentivaram os gaúchos a participarem da competição saudável que conta neste ano com a adesão de 481 municípios do RS. “Ao invés de pegar o elevador, vá de escada. Na hora de sair para o almoço, por exemplo, não pegue o carro e vá a pé”, incentivou Janeth, ao explicar como é simples participar do Dia do Desafio e começar um novo e saudável hábito de praticar atividades físicas.

A mobilização realizada simultaneamente em diversos países de todo o Continente Americano sempre na última quarta-feira do mês de maio, acontece neste ano no próximo dia 30 e estimula a prática de atividades físicas, numa disputa saudável entre duas cidades de mesmo porte populacional. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence a disputa.

Durante o lançamento do DDD, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, ao destacar a importância dos esportes, lembrou que a ausência de atividades físicas está associada à falta de tempo e afirmou: “São atividades como o Dia do Desafio que fazem a diferença na vida das pessoas, incentivando que cada vez mais todos façam exercícios”.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn, representou no encontro o presidente da entidade Zildo De Marchi, e ressaltou a importância das parcerias realizadas com as prefeituras para mobilizar os municípios. Sobre a participação da Capital no DDD, ele afirmou: “Tenho certeza que vamos conseguir superar Guarulhos”.

Para o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, o Dia do Desafio, além de instigar a população a praticar atividades físicas, também promove uma mudança na conscientização da sociedade: “O Sesc quer facilitar e incentivar a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estar bem tem que fazer parte do dia a dia de todos”.

O Dia do Desafio, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, acontece em parceria com as prefeituras e Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. Neste ano, o objetivo é superar a marca de 3,7 milhões de atendimentos da edição anterior. Em sorteio no início do mês, ficou definido que Porto Alegre enfrentará a cidade paulista de Guarulhos. Confira os demais confrontos no site www.sescsp.org.br/diadodesafio.

Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.

O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. Outras informações podem ser obtidas nas Unidades Operacionais do Sesc ou nos Balcões Sesc/ Senac.

Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre a entidade em www.sesc-rs.com.br.