Dia dos Namorados deve movimentar R$ 77 milhões em Porto Alegre

Os lojistas de Porto Alegre projetam um aumento médio de 10% nas vendas do Dia dos Namorados em comparação com o ano passado. O dado faz parte de pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre. Segundo o estudo, a expectativa é que as vendas para a data movimentem R$ 77 milhões no varejo da Capital gaúcha.

A pesquisa também ouviu consumidores, e 59,8% responderam que pretendem comprar presentes para a ocasião. Destes, 49% devem presentear com roupas. Quem deve ganhar mais presentes no Dia dos Namorados em 2012 são os casados — 70,8% dos entrevistados afirmam que presentearão o esposo ou esposa. Cerca de 27% pretendem gastar entre R$ 100,00 e R$ 150,00 e a forma de pagamento mais citada pelos consumidores é em dinheiro. O gasto médio deve ficar em R$
131,00. Os pagamentos em cartão de crédito aparecem em segundo lugar, com 25,3% das respostas. A expectativa dos lojistas entrevistados é que 79% das vendas sejam feitas com pagamento a prazo.

Os itens que mais apareceram nas intenções de compra do consumidor foram roupas (49%), perfumes e artigos de beleza (19%), calçados (10,3%), eletrônicos (7%) e flores (6,5%). Juntos, estes produtos representam 91,8% dos tipos de presentes citados na pesquisa. Quando perguntados sobre o que gostariam de ganhar, os consumidores também preferiram roupas (38,8%) e perfumes (16,5%). Segundo a pesquisa, flores ficaram em terceiro na preferência de quem quer ser presenteado, com 12%. O segmento de vestuário é o predileto entre todas as faixas etárias consultadas e de ambos os sexos.