Dia dos Namorados deve movimentar R$ 80 milhões no comércio de Porto Alegre

As roupas lideram a intenção de compras. 25% dos entrevistados vão escolher estes itens na hora da compra. 

Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre projeta a intenção de consumo para o Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o varejo. A projeção é de que R$ 80 milhões sejam injetados no comércio da Capital, uma variação real de 8,74% em relação a 2017, quando as compras movimentaram R$ 73,5 milhões. O ticket médio será de R$ 193, uma variação real de 1,1% quando comparado ao ano passado. A pesquisa foi realizada com consumidores acima de 18 anos, das classes A, B, C, D e E.

“Essa pesquisa revela uma movimentação favorável ao comércio. Por conta de alguns fatores, mas especialmente do clima, as vendas do vestuário e de peças mais pesadas de roupas estão acontecendo de uma forma mais lenta até então. O Dia dos Namorados pode representar uma retomada nas vendas, uma vez que os casais costumam se presentear com mais frequência e com um gasto mais elevado. Além disso, a data é próxima ao início do inverno, então as temperaturas estarão mais baixas, o que deve melhorar as vendas do comércio”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

As roupas lideram a intenção de compras. 25% dos entrevistados vão escolher estes itens na hora da compra. Itens de perfumaria, cosméticos e maquiagem aparecem com 19,5%, seguidos por flores (10,5%) e calçados (9,8%). Um dado interessante é de que 6,3% irão presentear seu(sua) parceiro(a) com um jantar.

A forma de pagamento escolhida por 43% dos entrevistados é “à vista, em dinheiro”. 23,3% irão comprar com cartão de débito, 21,3%, com cartão de crédito parcelado, 8,3% em uma vez no cartão de crédito e 6,5% irão optar por fazer compras no crediário.

A pesquisa também mostra que os namorados irão comprar os presentes muito próximo à data. 30% deles irão às compras no próprio Dia dos Namorados, 21,3% comprarão na véspera e 30,3% na semana. Apenas 21,9% dos consumidores comprarão com mais de uma semana de antecedência à data. As lojas de rua também seguem na preferência dos consumidores, com 49% das escolhas. O comércio de shopping, por sua vez, é preferido por 39,3% dos namorados e a internet aparece com 5,5% da intenção de consumo.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais