Dia dos Namorados deverá injetar R$ 231 milhões na economia de Porto Alegre

Pagamento via cartão de crédito parcelado é a forma preferida dos consumidores

Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento com consumidores de Porto Alegre para entender a intenção de compra para o Dia dos Namorados.

Segundo a pesquisa, os itens mais desejados pelas pessoas neste ano, assim como foi no último levantamento, são cosméticos/perfumaria/produtos de higiene, com 40,3%. Também em alta nos pedidos estão as opções roupa, com 27,9% e calçados, com 16,2%. Jantar/almoço (6,5%) e viagens (1,5%) aparecem como opções, mas perderam espaço.

Já, quando perguntados sobre o que vão dar de presentes, os consumidores responderam que devem escolher roupa e/ou perfumaria/ produtos de higiene e cosméticos, ambos com 29% das citações. Calçados e flores são opções de presentes para 10,8% dos respondentes.

A pesquisa mostrou ainda que conhecer o gosto do presentado é o que mais ajuda na escolha pelo item. Essa opção lidera com 64,8%, frente a 55,4% do último levantamento, em 2023. A qualidade do produto (52%), preço (38,8%) e saber o que a pessoa realmente está precisando (32,8%) vem em seguida.

De acordo com os resultados, a projeção financeira para a data é que seja injetado cerca de R$ 231 milhões na economia. Já o ticket médio deve ficar em torno de R$ 280,90 por pessoa.

Formas de Pagamento

O consumidor porto-alegrense disse preferir efetuar o pagamento via cartão de crédito parcelado (32%). À vista no Pix vem com 29,3% das respostas e à vista no cartão de débito, 19,5%.

Lojas de rua seguem como as preferidas

De acordo com o levantamento, os respondentes preferem realizar as suas compras em lojas de rua (57%5%), à frente de lojas em Shopping (45,5%) e o e-commerce (19,5%).

Já para quem fez a escolha pela compra de forma online, o site da loja caiu para a 2ª posição da lista, em relação ao último levantamento. Agora a opção que lidera é a compra através do App (84,6%). Os demais canais de compra online votados foram: WhatsApp e Instagram (5,1%)

Demais dados:

Quem será presenteado:

Esposo(a): 60,5%

Namorado(a): 30%

Ficante: 5%

Amante: 0,3%

Época das compras:

Semana anterior ao Dia dos Namorados: 43,3%

Quinze dias antes da data: 28,5%

Véspera do dia: 16,3%

Você estaria disposto a pagar mais por produtos sustentáveis ou por produto em lojas que tenham embalagens sustentáveis:

Sim: 61,1%

Não: 32,1%

Não sabe: 6,9%

Em relação a sua última compra para o Dia dos Namorados, você pretende gastar:

Igual: 33,5%

Mais: 33%

Menos: 27%

A compra em um comércio local será alvo da sua preferência:

Sim: 81,3%

Não: 16%

Não soube responder: 2,7%

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre lembra que a data é bem próxima ao início oficial do inverno, e como as roupas sempre são opção para muita gente, isso interfere positivamente nas vendas. “O Dia dos Namorados traz um bom movimento ao comércio, sim”. “O ramo do vestuário é um dos buscados pelos clientes, e a troca de estação traz esse incremento nas vendas”, comemora o presidente da Entidade, sem esquecer de que há outras áreas do setor que leva gente às lojas.

Clique aqui e acesse a este e demais infográficos com todos os detalhes das nossas pesquisas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Dia dos Namorados: 22% dos lojistas celebram aumento nas vendas

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA recebe secretária Fernanda Barth em reunião de diretoria

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre reforça apoio à campanha “Cuidados com a Cidade” da ...

    Veja mais
    Sindilojas na MídiaNoticias

    Artigo: Convicção da nossa força

    Veja mais