Dia dos Pais deve movimentar R$ 105 milhões no comércio da Capital, indica Sindilojas Porto Alegre

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com consumidores da Capital projeta a intenção de compras para o Dia dos Pais. O levantamento estima uma movimentação financeira de R$ 105 milhões para a data, número impulsionado pelo ticket médio de R$ 136 e pela média de 1,37 presentes por consumidor. Como destaques, os presenteadores irão comprar roupas (38,7%), perfumaria e cosméticos (18,7%), calçados (6,3%) e acessórios, como bolsa e carteira (5,2%).

O levantamento ainda mostra que as compras serão realizadas na semana do Dia dos Pais em 54,7% dos casos, na véspera da data (19,7%) e no Dia dos Pais (8,5%). Além disso, 40,1% dos pesquisados pretendem comprar presentes de Dia dos Pais em lojas de shopping, enquanto 39,2% em lojas de rua. O empate técnico distanciou esses locais da compra online, que caiu de 6,6% para 3,2%, em comparação ao ano passado.

“O Dia dos Pais, bem como outras datas comemorativas para familiares, tem se consolidado cada vez mais entre os portoalegrenses. Observamos nesse levantamento uma projeção financeira elevada, comandada pela compra de roupas de maior valor agregado, fruto de um inverno de baixas temperaturas, o que tem levado a um crescimento no consumo desses produtos”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

Outro dado relevante da pesquisa é que os compradores também irão presentear “outros pais”. 50,4% dos entrevistados que vão às compras no Dia dos Pais irão dar presentes para o próprio pai, 16,1% para esposos/companheiros, 12% para os filhos que são pais, 5,6% para sogros e 5% para os seus irmãos que têm filhos.

O estudo foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa Sindilojas Porto Alegre, com consumidores das classes sociais A, B, C, D e E acima de 18 anos.