Dia dos Pais deve movimentar R$ 52 milhões em 2014
Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre com consumidores da Capital mostra que o Dia dos Pais em 2014 deve ter crescimento de 8% nas vendas em relação a 2013. A expectativa é que a data gere um incremento de R$ 52 milhões no varejo da cidade em função da data.
“O Dia dos Pais será uma oportunidade para o lojista recuperar as vendas que foram perdidas com o fechamento de lojas durante a Copa do Mundo, além de ser uma data importante para renovar o relacionamento com os clientes e seus familiares, que nesta data procuram presentes para os pais”, afirma Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.
“A participação dos pais na família moderna deve transformar o Dia dos Pais, ampliando a valorização e representando um crescimento de importância pela forte presença deles no dia a dia”, ressalta o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino.
O que vão ganhar
A preferência de quem vai presentear os pais segue a tendência de anos anteriores, com vestuário liderando a pretensão de compras de 51% dos entrevistados, seguido de perfumaria (19%), que neste ano ultrapassa os calçados (16,5%) e é o segundo item preferido por quem vai comprar presentes. Já entre os presentes que os pais querem de receber, 26% respondeu que gostaria de ganhar roupas como presente no dia 10 de agosto. Calçados (22%), eletrônicos (17,1%) e perfumaria (16,3%) aparecem em seguida na preferência dos pais.
Investimento no presente
A respeito do número de presentes, 73,4% dos entrevistados afirmou ter a intenção de comprar um item, 21,9% pretendem comprar dois, 2,8% darão três presentes e 2,1% presenteará com quatro ou mais itens. O ticket médio das compras para o Dia dos Pais deve ficar em R$ 133,00, sendo que a maior fatia dos respondentes (38,2%) vai gastar entre R$ 100,00 e R$ 150,00.
Pagamento
Como já observado em anos anteriores, a maioria dos entrevistados relatou que vai realizar o pagamento de suas compras à vista em dinheiro (59,2%), seguido do cartão de crédito a prazo, que aparece com 20,8% da preferência, e pela modalidade de cartão de débito à vista (8,7%). À vista no cartão de crédito é a forma de pagamento para 4,5% dos respondentes, enquanto a prazo no cartão ou crediário da loja é opção para 5,4% dos que responderam. Sobre quem efetua o pagamento do presente, 90,6% dos entrevistados afirmam que eles próprios pagarão, enquanto 3,1% diz que é o cônjuge, 2,2% a mãe ou madrasta, enquanto 1,9% deve dividir o custo do presente com irmãos e 2,1% disse que outra pessoa irá realizar o pagamento.
Quem será presenteado
Dos 400 consumidores entrevistados, 58,3% irá comprar presentes para os pais, 20% para o marido ou companheiro, 11% para os filhos e 4,3% para os sogros e 3% para os avôs.
Quem presenteia
A maior parte dos entrevistados que são pais afirmou receber presentes de suas esposas (51,4%), 36,8% relatou ganhar os presentes dos filhos e 10,5% ainda disseram receber os presentes de outras pessoas. Outros 1,4% alegaram que não receberão presentes.
Quando e onde vão comprar
A semana anterior ao Dia dos Pais e a véspera da data são os períodos que concentrarão a compra dos presentes, com 47% e 23,4% da preferência dos consumidores, respectivamente. O domingo vai contar com 3,5% dos entrevistados indo às compras e somente 16,2% do total deve se prevenir e comprar os presentes com até duas semanas de antecedência. As lojas de rua são os locais preferidos de compra para 50,1% dos respondentes, enquanto 37,8% vai comprar os presentes em lojas de shopping. A internet aparece com 2,4% da preferência.
Motivações
Questionados sobre os principais fatores que ajudam a escolher os presentes, os consumidores relataram que as motivações surgem com a proximidade da data, com as propagandas veiculadas nos meios de comunicação e em função da decoração das lojas. Também alegam que para decidir com quais itens irão presentear, 28,6% preferem perguntar ao pai o que ele gostaria de ganhar. Na hora de decidir o que e onde comprar, as questões mais importantes apontadas pelos participantes da pesquisa foram o bom atendimento, promoções de preço, variedade de produtos e condições de pagamento.
A pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais foi realizada entre os dias 14 e 18 de junho com 400 moradores do município de Porto Alegre, de ambos os sexos e diferentes classes sociais, pelo Instituto Methodus.