Dia dos Pais ganha destaque no varejo da Capital

A expectativa dos lojistas da Capital para as vendas do Dia dos Pais se confirmou. De acordo com o Sindilojas Porto Alegre e CDL da Capital, o comércio movimentou mais de R$ 53,8 milhões, um crescimento de…

A expectativa dos lojistas da Capital para as vendas do Dia dos Pais se confirmou. De acordo com o Sindilojas Porto Alegre e CDL da Capital, o comércio movimentou mais de R$ 53,8 milhões, um crescimento de 7,3% comparado com o ano anterior. As entidades apontam uma tendência de que a data figure entre as três principais do varejo nos próximos anos, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães. Hoje, o Dia dos Pais está em 5º lugar nas datas comemorativas, sendo superado ainda pelos Namorados e Dia das Crianças.

Conforme o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, os empresários já notam a ampliação das oportunidades de negócios na data e se organizam para atrair o consumidor. “A cada ano, os lojistas percebem que o volume de vendas para o Dia dos Pais cresce e, por isso, têm investido mais na data, fazendo promoções e montando vitrines temáticas, como é habitual no Dia das Mães”, observa. “Os pais estão cada vez mais atuantes na vida dos filhos e no convívio com a família, o que aumenta o interesse dos familiares em homenageá-los com presentes na data, incrementando as vendas no varejo”, comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre.

Outro ponto que as entidades destacam é a maior participação das mães na compra dos presentes, o que há cinco anos, era liderado pelos próprios pais. Hoje, 30% dos presentes são com recursos dos filhos, 30% dos pais e 40% das mães.

Este ano, o pico das vendas foi registrado no sábado, o que representou mais de 60% do faturamento. Mais de 45% dos consumidores foram às lojas de rua e mais da metade, aos shoppings da Capital. Confirmando a pesquisa encomendada pelas duas entidades, roupas, calçados e eletrônicos figuraram entre os três principais presentes.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais