Dicas de empreendedorismo para quem está começando

Muitas pessoas têm vontade de gerir o próprio negócio e se aventuram no caminho – às vezes tortuoso – do empreendedorismo. A paixão pelo que faz e saber os riscos que pode correr durante a batalha são pontos fundamentais que todo novo empresário deve ter, mas não é o bastante. Por isso, veja dicas preciosas […]

Muitas pessoas têm vontade de gerir o próprio negócio e se aventuram no caminho – às vezes tortuoso – do empreendedorismo. A paixão pelo que faz e saber os riscos que pode correr durante a batalha são pontos fundamentais que todo novo empresário deve ter, mas não é o bastante. Por isso, veja dicas preciosas para quem tem o anseio de se livrar das amarras de uma carreira em uma grande empresa e realizar o sonho do seu próprio negócio:

  1. Perfil empreendedor: grande parte dos profissionais acredita que o empreendedorismo é um dom, mas eu discordo! É possível desenvolver características fundamentais como: delegar tarefas, ter metas claras, planejar, monitorar e persistir. Estes são os principais pontos que devem ser trabalhados pelo novo empreendedor.
  2.  Buscar conhecimento: muitos profissionais acreditam que saber apenas o básico pode ser a chave de sucesso do negócio. Há também aqueles que se sintam desconfortáveis ao pedir ajuda de um especialista do ramo. Estas pessoas correm o risco de pagar caro por suas decisões e escolhas, por isso, recomendo sempre buscar conhecimentos por meio de livros, cursos e workshops. O bom empreendedor deve estar por dentro de tudo o que acontece em seu segmento.
  3.  Tirar a ideia do papel: para levar o projeto adiante é preciso pesquisar profundamente a ideia, buscando informações sobre gestão e processos daquele negócio. Enquanto estamos pensando no conceito, pode ter certeza que há alguém fazendo algo muito próximo. Com esta pesquisa em mãos, veja a viabilidade do negócio, avalie os prós e os contras e coloque a mão na massa! Fique preparado para errar, mas sempre tentando acertar. Lembre-se sempre: a persistência é a alma do negócio.
  4.  Conheça a sua área: o empreendedor deve ter uma visão ampla sobre todo o negócio em si. Ele não tem que operar todas as áreas, mas precisa saber a importância que cada área tem em seu negócio e contratar pessoas competentes para opera-las.
  5. Errar é humano: não se deve ser comprometido com o erro. Todo empreendedor erra e corrige a falha o mais rápido possível! Saber identifica-lo e planejar estratégias para dar a volta por cima são indispensáveis no mundo dos negócios.

Enfim, o novo empreendedor deve estar disposto a enfrentar qualquer problema que possa surgir durante a trajetória. O caminho pode ser difícil, mas a vitória é gratificante.

Fonte: Canal do Empreendedor 

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais