Dicas de estratégias diferenciadas para chamar atenção dos clientes em épocas de alta demanda

Toque pessoal e zelo na entrega dos produtos podem ajudá-lo a conquistar a preferência de seus clientes

A chegada de datas comemorativas como o Dia dos Pais leva muitas marcas a investirem em ações de marketing e promoções especiais. Mas, como um pequeno negócio pode competir com as iniciativas das grandes empresas? É mais simples do que você imagina!

Micro e pequenos negócios podem se destacar utilizando suas características locais e pessoais, tornando tanto o atendimento quanto os produtos personalizados com um toque emocional. Conquistar seus clientes pode ser descomplicado, principalmente com as vantagens da Internet, em que você pode interagir com eles, entender seus níveis de satisfação com a sua marca e saber o que eles buscam.

Abaixo, veja três dicas básicas que podem te ajudar a se posicionar à frente do mercado em tempos de alta competitividade:

Invista em branding

Mesmo que você trabalhe com um segmento específico, abra sua mente e tenha outros produtos disponíveis com o logo da sua marca. Por exemplo, se você possui um café, não se restrinja apenas a comes e bebes, tenha canecas e camisetas estilizadas com as cores da sua marca e logo.

Dessa forma, você pode rodear seus clientes com coisas que eles gostam, como uma caneca moderna, uma camiseta diferente ou um sorteio, o que pode ser atraente para seus clientes mais fiéis, além de funcionar como potencial divulgação, já que o consumidor irá circular por outros lugares com seu produto.

Explore o que faz da sua marca especial e ofereça isso aos seus clientes. E não se esqueça de compartilhar as novidades com eles através de mídias sociais e incentivar a interação. A qualidade do toque pessoal de um comércio local pode ser seu maior diferencial, mesmo que invista em ações e produtos simples.

Entregue mais do que o produto

Em casos de entregas a domicílio, com alguns cuidados simples você pode tornar seu pacote especial, seja adicionando uma carta de agradecimento, embalagens personalizadas, cartões para datas comemorativas ou até mesmo cupons de desconto. Além disso, oferecer embalagens para presente personalizadas agregam valor aos seus produtos.

Muitas vezes, são os detalhes que fazem a diferença. Pensando nisso, quando fizer alguma entrega, tente se destacar do mercado em geral diferenciando suas embalagens. Principalmente em datas como o Dia dos Pais, o seu embrulho pode ser a cereja no bolo que seu cliente precisava para te considerar o número um. O toque emocional e criativo é que pode te distinguir das grandes marcas e fazer do seu negócio a primeira opção dos clientes.

Utilize SEO (Search Engine Optimization) para atrair clientes locais

Saber usar SEO localmente pode ser essencial para muitos pequenos negócios, principalmente porque as chances de sua marca aparecer numa busca geral espontaneamente não são tão altas quanto antigamente, já que existem muitos negócios parecidos pelo mundo. Por isso, hoje em dia, vale a pena ter uma estratégia de SEO local, para ajudar a atrair os clientes na região de sua empresa.

A GoDaddy realizou uma pesquisa em 2015 que apontou que 88% das pessoas fazem buscas locais pelo celular regularmente, portanto é importante que seu negócio apareça nos resultados regionais. SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que otimização de uma página (ou site inteiro) para ser melhor compreendida pelos mecanismos de busca na web. O objetivo de usar técnicas de SEO é o melhorar o posicionamento de um site em uma página de resultados de pesquisa. Para uma boa estratégia de SEO, possibilitando que seu cliente encontre mais facilmente seu site, é essencial conhecer seu público-alvo, definir uma boa lista de palavras-chave que estejam presentes no conteúdo do seu site e descrevam bem o seu negócio, e também uma arquitetura de site que permita uma navegação fácil e fluida.

Em datas comemorativas, por exemplo, às vezes as pessoas precisam buscar lugares para ir com seus familiares de última hora, seja para evitar filas de espera ou até mesmo por uma mudança de planos repentina.

Fonte: Administradores