Dicas para controle financeiro em 2011

O início de um novo ano traz promessas renovadas, a oportunidade de se fazer melhor, de repensar a vida e de colocar em prática aquele controle financeiro que tanto nos prometemos. Considerando esse cenário,…

O início de um novo ano traz promessas renovadas, a oportunidade de se fazer melhor, de repensar a vida e de colocar em prática aquele controle financeiro que tanto nos prometemos. Considerando esse cenário, o Consumidor Consciente, programa de educação financeira da MasterCard, oferece dicas de como efetivar o controle das finanças pessoais. O programa oferece recomendações para garantir a saúde financeira dos consumidores no início do ano, um período marcado por diversos gastos.

Orientações financeiras para os gastos do início do ano:

Matriculas e rematrículas: Fique atento à data de vencimento. Algumas instituições de ensino, ou mesmo de esportes, oferecem incentivos, como descontos, para pagamentos efetuados no início do mês. Mantenha-se informado sobre as datas de pagamentos e seus respectivos valores.

Material escolar: Pesquise preços e pechinche. Muitas vezes alguns estabelecimentos compensam descontos de uma mercadoria em outra. O melhor é pesquisar os preços de cada item da lista e procurar o local mais em conta, para cada item. Sempre peça desconto no momento de pagar a compra: muitas vezes funciona e não custa nada tentar.

IPVA / IPTU: Se puder, o melhor é quitar o valor total, porque normalmente esta forma de pagamento recebe desconto. Se não puder, parcele. O mais importante é honrar o pagamento, se não, no final do ano, a dívida pode ficar maior do que se imaginava. Além disso, sem pagar o IPVA não há como licenciar o veículo e, sem o licenciamento, o veículo pode ser multado ou até mesmo apreendido pela autoridade de trânsito. Já quem não pagar o IPTU tem o débito inscrito na dívida ativa do município, o que pode significar até o confisco dos bens do proprietário do imóvel. E lembre-se que em janeiro ainda devem ser pagas as despesas de férias e as compras parceladas realizadas no Natal passado.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais