Dicas para controle financeiro em 2011

O início de um novo ano traz promessas renovadas, a oportunidade de se fazer melhor, de repensar a vida e de colocar em prática aquele controle financeiro que tanto nos prometemos. Considerando esse cenário, o Consumidor Consciente, programa de educação financeira da MasterCard, oferece dicas de como efetivar o controle das finanças pessoais. O programa oferece recomendações para garantir a saúde financeira dos consumidores no início do ano, um período marcado por diversos gastos.

Orientações financeiras para os gastos do início do ano:

Matriculas e rematrículas: Fique atento à data de vencimento. Algumas instituições de ensino, ou mesmo de esportes, oferecem incentivos, como descontos, para pagamentos efetuados no início do mês. Mantenha-se informado sobre as datas de pagamentos e seus respectivos valores.

Material escolar: Pesquise preços e pechinche. Muitas vezes alguns estabelecimentos compensam descontos de uma mercadoria em outra. O melhor é pesquisar os preços de cada item da lista e procurar o local mais em conta, para cada item. Sempre peça desconto no momento de pagar a compra: muitas vezes funciona e não custa nada tentar.

IPVA / IPTU: Se puder, o melhor é quitar o valor total, porque normalmente esta forma de pagamento recebe desconto. Se não puder, parcele. O mais importante é honrar o pagamento, se não, no final do ano, a dívida pode ficar maior do que se imaginava. Além disso, sem pagar o IPVA não há como licenciar o veículo e, sem o licenciamento, o veículo pode ser multado ou até mesmo apreendido pela autoridade de trânsito. Já quem não pagar o IPTU tem o débito inscrito na dívida ativa do município, o que pode significar até o confisco dos bens do proprietário do imóvel. E lembre-se que em janeiro ainda devem ser pagas as despesas de férias e as compras parceladas realizadas no Natal passado.