Dicas para deixar seus funcionários mais felizes

São várias as vantagens em se trabalhar em um ambiente agradável. Pessoas felizes tornam o clima do escritório mais leve, o que já diminui a possibilidade de falhas na comunicação e fofocas. Além disso,…

São várias as vantagens em se trabalhar em um ambiente agradável. Pessoas felizes tornam o clima do escritório mais leve, o que já diminui a possibilidade de falhas na comunicação e fofocas. Além disso, a produtividade da empresa é maior. Ao se sentirem motivados e enxergarem um propósito no que fazem, os funcionários trabalham mais.

Segundo Ariana Ayu, especialista em marketing e motivação de equipes, há formas simples de aumentar a felicidade no escritório. E sem gastar dinheiro. Em artigo no site da “Inc.”, ela listou dicas – ligadas ao corpo, à mente e ao espírito – para deixar os funcionários mais sorridentes.

Ariana diz no texto que é importante que os funcionários saiam da frente do computador e se exercitem pelo menos uma vez ao dia. A especialista sugere duas medidas:

1. Todos para a academia

Se há uma academia nos arredores do escritório, uma boa opção é motivar os colaboradores a malhar juntos, seja pela manhã, na hora do almoço ou ao final do expediente. A atividade fortalece o espírito de equipe e faz com que todos se sintam mais dispostos.

2. Caminhadas no prédio

Se não há academias por perto, aposte em caminhadas no perímetro mesmo. Se possível, faça demarcações no chão, sugerindo um itinerário e mostrando distâncias (a cada 100 metros, uma marca, por exemplo). Dessa forma, o funcionário é motivado a “bater recordes” todos os dias.

Outras duas dicas da especialista são voltadas à mente dos colaboradores. Basicamente, é importante estimulá-los a desafiar seus limites e designá-los a projetos que os intelectualmente estimulantes.

3. A boa e velha caixinha de sugestões

A caixa de sugestões não é novidade para ninguém, mas não deixa de ser uma boa ideia. Ao permitir que os funcionários façam críticas e sugestões – anônimas, de preferência – o empreendedor tem mais chances de receber um feedback sincero.

4. Faça seus funcionários “pensarem fora da caixa”

As sessões de brainstorming servem como um celeiro de ideias e permitem que todos “pensem fora da caixa” sem serem julgados por isso. Tais reuniões também permitem que os funcionários se engajem em novos projetos. Dessa forma, eles saem da rotina. De acordo com Ariana, realizar tarefas diferentes impede o tédio, que é o que leva à infelicidade. Evite-o.

As dicas relacionadas ao espírito servem para que o funcionário entenda que ele não está no escritório apenas pelo salário – é mostrar ao colaborador que, nas quarenta horas de expediente, é possível fazer amigos e melhorar a vida de seus clientes. Confira outras duas sugestões de Ariana:

5. Uma soneca não faz mal

Ajude seus funcionários a reduzir o estresse. Seja boa-praça. Se for necessário, permita que seus subordinados tirem um tempo para uma soneca, por exemplo. A princípio, perder um colaborador por uma hora pode indicar uma perda da força de trabalho. Mas não. Na verdade, uma sesta pode fazer com que ele produza mais nas horas seguintes.

6. Fortaleça o espírito de equipe

Além da academia, estimule seus comandados a fazer algo juntos após o expediente. Pode ser, como já foi dito, uma ida à academia, ou um happy hour, entre inúmeras opções de entretenimento. Assim, um funcionário pode ver uma faceta mais informal de cada membro do time. Um colega pode virar um amigo e, quando se tem um amigo ao lado, é mais fácil pedir ajuda.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais