Dicas para desenvolver um plano de marketing em pequenos negócios

Conhecer o seu público, procurar capacitação e ter um investimento equilibrado em publicidade fazem a diferença na hora de estabelecer uma estratégia de marketing

Um dos grandes desafios para novos empreendedores é desenvolver uma estratégia de marketing que faça sentido para o seu negócio e caiba no seu orçamento. É necessário, principalmente para pequenas empresas, que você conheça o seu público alvo e consiga equilibrar o investimento entre as diferentes formas de mídia.

O consultor do Sebrae-SP Edgard Neto revelou três dicas para que você consiga ter um plano de marketing eficiente na sua empresa. "É necessário desenvolver um plano de marketing para evidenciar as qualidades e diferenciais que a empresa efetivamente oferece. O consumidor está bastante cansado de promessas. E quer receber informação relevante", disse o consultor.

Confira as dicas para desenvolver uma estratégia de marketing:

1. Busque ajuda e capacitação
Novos empreendedores devem buscar organizações, como o próprio Sebrae, que possam oferecer capacitação para desenvolver uma estratégia eficiente de marketing. Diversos cursos e ferramentas auxiliam o empreendedor a identificar o público alvo e qual a melhor mídia para atingir tal público.

2. Invista de forma equilibrada
Avalie a relação entre custo e retorno que cada mídia oferece. Muitas pessoas são levadas a investir em locais que oferecem um maior alcance, mas podem não impactar o seu público alvo ou podem pesar no seu orçamento. É importante equilibrar os seus investimentos nas mídias mais eficientes para o seu negócio e acompanhar os resultados.

3. Seja criativo
"O cliente quer e espera algo a mais. O consumidor está cansado de só ser impulsionado a compra por fotos de produtos", disse Edgard Neto. Trabalhe com campanhas criativas e que reflita o seu potencial cliente. Busque informações para entender o comportamento do seu público alvo e saiba o que funciona para eles. Fuja da mesmice.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais