Dicas para quem quer garantir a vaga após trabalho temporário de Natal

O setor varejista contratou aproximadamente 130 mil trabalhadores temporários para o último Natal, um aumento de 13% sobre os admitidos no Natal de 2009, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de…

O setor varejista contratou aproximadamente 130 mil trabalhadores temporários para o último Natal, um aumento de 13% sobre os admitidos no Natal de 2009, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A expectativa é de que 25% dos novos funcionários sejam efetivados em 2011, representando 32 mil colaboradores, com idades que variam entre 18 e 40 anos.

As empresas varejistas tendem a firmar contratos com duração entre 45 e 90 dias, dependendo do interesse demonstrado pela empresa ao candidato, sendo que a maioria busca indivíduos que possam ser aproveitados não somente no período de Natal, mas também durante as liquidações ocorridas durante os meses de janeiro e fevereiro.

Para conquistar a sua permanência no ponto de venda, o empregado deve ficar atento a algumas regras básicas de conduta, pois a avaliação é constante por parte de seus superiores no período anterior à contratação definitiva. – Primeiro, avalie seu próprio perfil e tente descobrir qual é seu público-alvo. Se você se identifica com a sofisticação apresentada por algumas lojas, não descuide do visual, e não se esqueça de que estar bem vestido, é diferente de ter que se arrumar para uma festa. Lembre-se que suas roupas funcionam como a embalagem de um produto – destaca a gerente de Recursos Humanos da Alshop, Solange Teixeira.

Na contramão do luxo, se o seu segmento de atuação é o público mais jovem, o cenário muda, e nestes casos vale o uso de piercings, tatuagens, cabelos extravagantes e uma moda mais despojada, sem deixar de lado o cuidado na abordagem de seus clientes, clareza nas informações e uma boa iniciativa, pois a cortesia e educação são sempre bem-vindas, até mesmo na informalidade, e isso diferenciará você dos outros candidatos à vaga.

Para projetar seriedade e responsabilidade, convém às mulheres não exagerarem na maquiagem, no perfume e nem na altura do salto. – Seja sociável, interessado, acessível, comprometido, flexível, tenha jogo de cintura frente aos imprevistos, enfim, invista nestas características para que você tenha o retorno que deseja: a efetivação da vaga – argumenta a executiva da Alshop.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais