Dicas para quem quer garantir a vaga após trabalho temporário de Natal

O setor varejista contratou aproximadamente 130 mil trabalhadores temporários para o último Natal, um aumento de 13% sobre os admitidos no Natal de 2009, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de…

O setor varejista contratou aproximadamente 130 mil trabalhadores temporários para o último Natal, um aumento de 13% sobre os admitidos no Natal de 2009, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A expectativa é de que 25% dos novos funcionários sejam efetivados em 2011, representando 32 mil colaboradores, com idades que variam entre 18 e 40 anos.

As empresas varejistas tendem a firmar contratos com duração entre 45 e 90 dias, dependendo do interesse demonstrado pela empresa ao candidato, sendo que a maioria busca indivíduos que possam ser aproveitados não somente no período de Natal, mas também durante as liquidações ocorridas durante os meses de janeiro e fevereiro.

Para conquistar a sua permanência no ponto de venda, o empregado deve ficar atento a algumas regras básicas de conduta, pois a avaliação é constante por parte de seus superiores no período anterior à contratação definitiva. – Primeiro, avalie seu próprio perfil e tente descobrir qual é seu público-alvo. Se você se identifica com a sofisticação apresentada por algumas lojas, não descuide do visual, e não se esqueça de que estar bem vestido, é diferente de ter que se arrumar para uma festa. Lembre-se que suas roupas funcionam como a embalagem de um produto – destaca a gerente de Recursos Humanos da Alshop, Solange Teixeira.

Na contramão do luxo, se o seu segmento de atuação é o público mais jovem, o cenário muda, e nestes casos vale o uso de piercings, tatuagens, cabelos extravagantes e uma moda mais despojada, sem deixar de lado o cuidado na abordagem de seus clientes, clareza nas informações e uma boa iniciativa, pois a cortesia e educação são sempre bem-vindas, até mesmo na informalidade, e isso diferenciará você dos outros candidatos à vaga.

Para projetar seriedade e responsabilidade, convém às mulheres não exagerarem na maquiagem, no perfume e nem na altura do salto. – Seja sociável, interessado, acessível, comprometido, flexível, tenha jogo de cintura frente aos imprevistos, enfim, invista nestas características para que você tenha o retorno que deseja: a efetivação da vaga – argumenta a executiva da Alshop.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais