Diminui percentual de famílias gaúchas endividadas, indica a Fecomércio-RS

O percentual de famílias gaúchas endividadas apresentou queda em junho (56,6%), na comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (64,7%). A informação foi detalhada na manhã de quarta-feira…

O percentual de famílias gaúchas endividadas apresentou queda em junho (56,6%), na comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (64,7%). A informação foi detalhada na manhã de quarta-feira (3) pela Fecomércio-RS.

Em média, nos seis primeiros meses do ano, esse percentual foi 8,7 pontos percentuais inferior ao verificado no mesmo período do ano anterior. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, o menor crescimento da atividade econômica e a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito são fatores que contribuíram para amenizar a expansão do crédito e, consequentemente, o percentual de famílias com dívidas.

As famílias que se declaram muito endividadas voltaram ao patamar verificado em abril (13,3%), fortemente influenciado pelo comportamento das famílias com renda até 10 salários mínimos. Apesar disso, o percentual de famílias muito endividadas permanece abaixo do registrado em maio.

Segundo o levantamento, a parcela da renda comprometida com dívidas apresentou nova queda, passando de 30% em maio para 21,7% em junho. Houve queda do tempo de comprometimento com dívidas na relação com o mês imediatamente anterior. O comprometimento passou de 8,8 meses (mai/13) para 5,7 meses (jun/13). Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (77,5%), carnês (22,7%) e cheque especial (4,3%). Essa questão leva em conta que as famílias podem ter mais de um tipo de dívida, a soma supera os 100%.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    Noticias

    Matrículas para selecionados no Capacita + POA tem o prazo prorrogado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais