Diretoria recebe a economista Patrícia Palermo na Reunião Ampla

Patrícia analisou o cenário econômico mundial e os impactos para o varejo, e trouxe suas percepções a respeito de tendências de consumo.

Nesta terça-feira (10), foi realizada a tradicional Reunião Ampla com a presença de diretores lojistas da entidade. O anfitrião da casa foi o vice-presidente, Tarcísio Pires de Moraes, que colocou o grupo a par de assuntos importantes para o comércio. Tarcísio recebeu, na sequência, a convidada do encontro, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo. A partir de um panorama do cenário econômico brasileiro e mundial, a economista abordou as principais questões que influenciam o varejo.

Patrícia analisou a desinflação no setor de serviços e alimentos e destacou que esse é um fator positivo para os varejistas, já que aumenta a confiança de compra do consumidor. Em relação à baixa do dólar, Patrícia comentou sobre uma possível crise bancária nos Estados Unidos. Para ela, apesar de representar um alívio para os países que mantêm suas taxas de juros elevadas, este pode ser um problema futuro à economia mundial e ao Brasil.

Sobre o “Risco Brasil”, Patrícia considera que segue sendo uma preocupação, já que o país possui sua taxa de juros bastante alta. Em sua análise, considera que as taxas de juros devem seguir em alta se os gastos públicos permanecerem como estão.

Para 2024, a economista projeta que a taxa SELIC deverá ficar em 9% e a inflação chegar a 3,88%.

Por último, Patrícia compartilhou suas percepções sobre as tendências para os dois públicos que mais têm se destacado, na sua visão, em relação ao comportamento de compra: os jovens e a terceira idade. Para ela, os lojistas devem voltar seus esforços ao desenvolvimento das equipes de venda e atendimento, para que consigam atingir essas pessoas tanto no digital quanto na loja física.

Veja aqui o Reels onde ela comenta sobre como foi este encontro.