Duplicação preservará a história

Prevista para começar durante o segundo semestre deste ano, obra de R$ 30 milhões manterá fachadas de prédios históricos

Obra que figura entre as ações previstas pela prefeitura para preparar Porto Alegre para receber a Copa do Mundo de 2014, a duplicação da Rua Voluntários da Pátria ganhou um novo impulso. O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc) aprovou um novo desenho para o traçado da via, preservando a fachada de prédios históricos no trecho entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório.

A decisão acaba com um entrave que impedia o andamento do projeto, agora previsto para sair do papel a partir do segundo semestre. Considerada fundamental para desafogar o trânsito, criando uma alternativa de ligação com a Zona Norte para as saturadas avenidas Farrapos e Castelo Branco, a duplicação também será importante no processo de revitalização da região do antigo Quarto Distrito. A via terá três faixas em cada sentido – uma delas preferencial para ônibus –, ciclovia, canteiro central e calçadas nas laterais.

Com custo estimado de R$ 30 milhões e verba prevista na Matriz de Responsabilidades da Copa – contratos de financiamento assinados entre prefeitura e Caixa no valor de R$ 426 milhões –, o projeto estava emperrado por causa da discussão sobre a preservação dos prédios históricos, ignorada pelo traçado previsto ainda no Plano Diretor de 1959. As construções são inventariadas, ou seja, precisam ser preservadas mesmo que não sejam tombadas. – Sabíamos que havia um conjunto de fachadas com interesse sociocultural no trajeto. As propostas que tínhamos exigiam ou muitas desapropriações ou a retirada dessas fachadas. O Compahc aprovou uma outra alternativa, apresentada pelos representantes da Secretaria Municipal da Cultura, que mantém fachadas preservadas no canteiro central – explica o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio.