E-commerce: consumidores preferem lojas confiáveis a menor preço

Uma pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca revela que, na hora da compra, o cliente online continua dando prioridade para as lojas em que já teve boas experiências

Uma pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca revela que, na hora da compra, o cliente online continua dando prioridade para as lojas em que já teve boas experiências. Em segundo lugar, fica a busca pelo melhor preço, praticamente empatada com os terceiro e quarto colocados: a confiança passada pelas grandes varejistas e os comércios que não tenham tido reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Porém, ao longo dos anos, a opinião de outros consumidores e avaliações no próprio site da loja também vem ganhando destaque nesse processo de escolha. Em 2014, apenas 21% consideravam isso e, em 2017, esse número cresceu para 29%, o que representa um aumento de quase 40%. Hoje, esse critério vem antes da confiança na entrega.

Em sua quarta edição, o estudo pediu que os 4 mil respondentes escolhessem até três critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, “vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”.

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