E-mail marketing: uma forte ferramenta para relacionamento e vendas

Entenda o que é e quais as vantagens a ferramenta oferece para empresas de diversos setores

Email Marketing é uma mídia utilizada na internet para veiculação de mensagens, normalmente usada para fins…

Entenda o que é e quais as vantagens a ferramenta oferece para empresas de diversos setores

Email Marketing é uma mídia utilizada na internet para veiculação de mensagens, normalmente usada para fins publicitários e/ou para o relacionamento com os clientes. O que difere o e-mail marketing dos temidos SPAMs é que o email marketing é relevante para quem o recebe – o cliente escolhe receber aquelas informações, enquanto os SPAMs são evitados por todos.

Possuindo uma das mais altas taxas de retorno sobre o investimento quando utilizado corretamente, o e-mail marketing é uma ferramenta com preço acessível e atende a todos os tamanhos de empresas.

Porém para que o seu uso seja eficiente, seguir algumas dicas de especialistas pode ajudar – e muito. “O primeiro passo para utilizar essa ferramenta é ter uma lista de contatos. Faça o seu próprio mailing, analisando quem é o seu público alvo”, comenta Felipe Pereira, mestre em administração, especialista em negócios digitais e criador do E-mail Marketing Efetivo. A principal ideia é que essa ferramenta seja utilizada para enviar informações relevantes, ofertas e promoções para o seu público.

Para que a empresa tenha sucesso com essa ferramenta, é preciso que os e-mails sejam interessantes e não causem a impressão de SPAM para o cliente – assim, ele simplesmente passa a ignorá-los. “O conteúdo das mensagens enviadas é essencial. Quando os assuntos são interessantes, os clientes lêem e até mesmo compartilham seus e-mails – e esse é o melhor caminho para a sua empresa”, comenta Pereira, que acrescenta “aliando uma boa base de mailing com uma promoção de vendas ou com lançamento de novos produtos, o resultado obtido deve ser muito bom”.

Para aqueles que acham que e-mail é coisa do passado, os números comprovam o contrário: 46% dos brasileiros citaram e-mail como a primeira comunicação on-line diária. Facebook é citado por 27% das pessoas, enquanto sites de noticias e portais representam 7%. Isso significa que o e-mail continua sendo o canal de relacionamento digital mais utilizado. Ainda segundo o estudo Channel Preferences Survey, de fevereiro de 2012, da ExactTarget, 91% das pessoas olham o seu e-mail diariamente, contra 57% para Facebook e SMS, e menos de 30% para outras formas. ”E o que isso significa? Que utilizando o e-mail marketing da forma correta, a empresa tem grandes chances de atingir um maior número de pessoas interessadas em seus produtos/serviços e ainda assim, não pagará caro por essa ferramenta”, conclui Pereira.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais