É preciso fazer parte

Artigo do vice-presidente de Responsabilidade Socioambiental, João Rodrigues 

Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é dever de todos e uma necessidade urgente do planeta

O comércio brasileiro enfrenta uma crise sem precedentes. Somente em 2016, foram fechadas 108 mil lojas de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em Porto Alegre, centenas de estabelecimentos comerciais estão com as portas fechadas exibindo, ao invés das vitrines elaboradas, anúncios de vende-se ou aluga-se.

No entanto, contrastando com esse quadro, Porto Alegre tem uma boa posição com relação à ecologia, pois possui um grande volume de árvores enfeitando ruas e parques. Mas só isso não basta, é preciso fazer mais a favor do meio ambiente. Vivemos uma realidade na qual o planeta está doente, com catástrofes, tremores de terra, inundações e incêndios se repetindo a cada dia como consequência das agressões que causamos à natureza. Para agir contra isso, é necessário que cada país, cidade e cada cidadão se conscientize para minimizar os prejuízos. 

Em 2010, por meio da Lei 12.305/10, o Governo criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que instituiu a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto abrangendo fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Pela PNRS, todos os envolvidos no processo são responsáveis pela logística reversa, que transforma os resíduos em novos produtos para o mercado. Os comerciantes que vendem bens que resultam em resíduos sólidos têm a responsabilidade de acolhê-los em suas lojas no final da vida útil. O varejo tem grande participação na PNRS, razão pela qual os estabelecimentos que adotarem práticas de preservação do meio ambiente terão a preferência da clientela.

Artigo do vice-presidente de Responsabilidade Socioambiental, João Rodrigues 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais