Economia brasileira avança 1,12% no primeiro trimestre, mostra BC

 Depois de oito trimestres consecutivo de retração, a economia brasileira dá sinais de saída da recessão. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) fechou o primeiro trimestre de 2017 com alta de 1,12% em relação aos três meses anteriores. Em comparação com o primeiro trimestre de 2016, a atividade registrou alta de 0,29%.  Os dados […]

 Depois de oito trimestres consecutivo de retração, a economia brasileira dá sinais de saída da recessão. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) fechou o primeiro trimestre de 2017 com alta de 1,12% em relação aos três meses anteriores. Em comparação com o primeiro trimestre de 2016, a atividade registrou alta de 0,29%. 

Os dados reforçam o discurso oficial de que a economia já deixou o pior para trás e também estão alinhados à avaliação do próprio BC de que o cenário é de retomada gradual ao longo de 2017. Na sexta-feira passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apontou que a expectativa era de alta do IBC-Br superior a 1% no comparativo trimestral.

Em março, o IBC-Br teve baixa de 0,44%, após variação positiva de 1,37% em fevereiro (dado revisado de alta de 1,31%). Nos 12 meses encerrados em março, houve retração de 2,63% na série sem ajuste (baixa de 2,78% no dado ajustado). Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB). Em comparação com março de 2016, a alta foi de 1,05% na série sem ajuste (0,68% com ajuste).

Os resultados vieram melhores do esperado pelos agentes de mercado. A média das projeções feitas por 18 instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data sugeria baixa de 0,99% no mês. As estimativas variavam entre queda de 0,7% a recuo de 1,87%.

Fonte: Valor Econômico 

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais