Economia informal passa a crescer na mesma velocidade do PIB

Depois de cinco anos crescendo menos que o PIB, a economia subterrânea passou a se expandir no mesmo ritmo da economia formal. A expressão Economia Subterrânea abrange práticas como informalidade e…

Depois de cinco anos crescendo menos que o PIB, a economia subterrânea passou a se expandir no mesmo ritmo da economia formal. A expressão Economia Subterrânea abrange práticas como informalidade e sonegação de impostos. O índice que mostra o comportamento deste segmento é calculado pelo Instituto Brasileiro de É5tica Concorrencial e a Fundação Getúlio Vargas.

Em 2010, a produção de bens e serviços não reportada aos governos já ultrapassou R$ 650 bilhões, o que representa 18,6% do PIB brasileiro. Para as entidade que calculam o indicador, a situação é preocupante para o País. – De um lado o crescimento gera uma modernização institucional que estimula a formalização das atividades econômicas, mas de outro o crescimento da renda aumenta o consumo de bens e serviços, inclusive os produzidos na economia subterrânea. Os resultados divulgados indicam que o segundo efeito tem sido predominante nos últimos anos. – avalia André Franco Montoro Filho, presidente executivo do ETCO.

A informalidade, além de estar relacionada ao crime organizado e ter precárias relações de trabalho, cria um ambiente de transgressão e estimula o comportamento econômico oportunista.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais