Economia informal passa a crescer na mesma velocidade do PIB

Depois de cinco anos crescendo menos que o PIB, a economia subterrânea passou a se expandir no mesmo ritmo da economia formal. A expressão Economia Subterrânea abrange práticas como informalidade e…

Depois de cinco anos crescendo menos que o PIB, a economia subterrânea passou a se expandir no mesmo ritmo da economia formal. A expressão Economia Subterrânea abrange práticas como informalidade e sonegação de impostos. O índice que mostra o comportamento deste segmento é calculado pelo Instituto Brasileiro de É5tica Concorrencial e a Fundação Getúlio Vargas.

Em 2010, a produção de bens e serviços não reportada aos governos já ultrapassou R$ 650 bilhões, o que representa 18,6% do PIB brasileiro. Para as entidade que calculam o indicador, a situação é preocupante para o País. – De um lado o crescimento gera uma modernização institucional que estimula a formalização das atividades econômicas, mas de outro o crescimento da renda aumenta o consumo de bens e serviços, inclusive os produzidos na economia subterrânea. Os resultados divulgados indicam que o segundo efeito tem sido predominante nos últimos anos. – avalia André Franco Montoro Filho, presidente executivo do ETCO.

A informalidade, além de estar relacionada ao crime organizado e ter precárias relações de trabalho, cria um ambiente de transgressão e estimula o comportamento econômico oportunista.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais