Economistas da Serasa preveem menos procura por crédito em 2011

Os economistas da empresa de consultoria Serasa Experian projetam para os primeiros cinco meses de 2011 queda no ritmo de procura por crédito tanto por parte das empresas quanto dos consumidores. Para eles, a economia vai continuar crescendo, mas em timo mais lento.

Na análise do gerente de Indicadores de Mercado da Serasa, Luiz Rabi, o movimento de crédito foi “excepcional” para os consumidores nos dois últimos anos (2009 e 2010). Ele afirmou que, no caso das empresas, o comportamento ficou equilibrado, em 2010. Esse dinamismo, porém, tende a se enfraquecer, neste começo do ano, mesmo com a continuidade na oferta do crédito, prevê o economista. — A oferta de crédito mais caro, em função das medidas adotadas pelo Banco Central, em dezembro, deve afastar os tomadores — acredita Rabi.

De acordo com o levantamento mais recente da empresa de consultoria, em novembro de 2010, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas, havia avançado 0,1%, atingindo 104,9, na menor alta mensal desde março de 2009.

Por meio de nota, a empresa destacou que, na avaliação dos economistas da Serasa Experian, “a possibilidade de um novo aperto monetário a partir do primeiro trimestre de 2011, combinada com uma política fiscal mais austera no primeiro ano de mandato do novo governo, deverá promover uma desaceleração gradual do ritmo de crescimento econômico, gerando avanços menos intensos na demanda de crédito para capital de giro por parte das empresas”.